Lista de perguntas feitas em vestibulares sobre a População do Brasil. Ler artigo População do Brasil.
Na obra Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende, Alice, a narradora, é uma professora aposentada que sai de João Pessoa e chega a Porto Alegre, com escala em São Paulo.
Sobre a realidade brasileira e considerando o texto acima, é correto afirmar que:
as três cidades mencionadas no texto, além de representarem três regiões brasileiras – Nordeste, Sul e Sudeste –, apresentam realidades socioeconômicas diversas.
a maior cidade catarinense, Florianópolis, apresenta uma situação social muito distinta das capitais brasileiras, já que o quadro descrito para Porto Alegre em Quarenta dias inexiste na capital de Santa Catarina.
a realidade das noites em Porto Alegre, descrita por Alice, é bem representativa do número significativo de pessoas sem-teto abandonadas nas ruas dos grandes centros urbanos do Brasil.
São Paulo difere de Porto Alegre e de João Pessoa pelo fato de ser uma metrópole de polarização nacional e de ser considerada uma cidade global do tipo Beta, enquanto Porto Alegre e João Pessoa são as duas maiores metrópoles regionais do Sul e do Nordeste, respectivamente.
a desigualdade social é materializada na paisagem urbana e evidenciada nas condições de moradia, no acesso aos serviços públicos e na qualidade de vida dos moradores de rua, típica dos grandes centros urbanos.
a urbanização acelerada pela industrialização no Brasil foi responsável pela superação da população urbana sobre a rural a partir da década de 1990, embora nas regiões Centro-Oeste e Norte a população rural ainda seja maior que a urbana e por isso inexistam desigualdade, segregação espacial, subemprego, submoradia, violência urbana e moradores de rua.
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Os romances Helena (Machado de Assis) e Clarissa (Erico Verissimo) foram escritos, respectivamente, nos séculos XIX e XX. Se compararmos a evolução demográfica da população brasileira desses períodos, ocorreram poucas alterações, pois desde o Império o Brasil já era considerado um país “maduro”.
Desde o final do século XIX, a subnutrição e a fome crônica foram erradicadas no Brasil, contradizendo a teoria malthusiana, segundo a qual a população cresce em progressão aritmética e os recursos alimentares em progressão geométrica.
Considerando o gráfico acima, infere-se que o número de mulheres é superior ao de homens, sobretudo a partir da faixa etária dos 25 anos, apesar de nascerem mais homens do que mulheres.
A queda das taxas de fecundidade em um país é responsável por novos arranjos demográficos, entre eles a mudança na composição etária da população.
Segundo o gráfico acima, o número de mulheres é superior ao de homens na idade adulta, o que significa que elas se inserem com maior facilidade no mercado de trabalho, sem sofrerem nenhum tipo de discriminação.
Analise as proposições em relação à organização do espaço geográfico brasileiro que reflete os diferentes momentos da ocupação do país, sua economia e seu crescimento.
I. O centro econômico do Brasil, bastante industrializado e urbanizado, é constituído por São Paulo e Rio de Janeiro, duas grandes metrópoles globais. II. As metrópoles regionais têm importância regional, pois seus serviços abrangem uma área extensa, englobando várias cidades de porte menor. Exemplo disso são as cidades de Belém, Manaus e Goiânia. III. As metrópoles nacionais possuem uma complexa oferta de serviços, equipamentos urbanos, universidades, bancos, etc... que extrapolam a abrangência dos seus estados, a exemplo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Brasília, Fortaleza. IV. Cidades locais ou pequenas cidades exercem influência apenas nas áreas rurais de sua vizinhança e possuem escasso equipamento urbano (escolas, cinemas, hospitais). V. Capitais regionais e megalópoles globais são sinônimos, pois se referem a enormes conjuntos de grandes cidades que, uma vez conurbadas, abrangem áreas extensas cuja influência é global.
Assinale a alternativa correta:
Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Disponível em: http://blog.newtonpaiva.br/pos/educacao-sem-homofobia-um-olhar-para-a-diversidade/ Acessado em: 30/03/2015.
Com base nos dados apresentados acima, assinale a alternativa correta.
A maior parte dos homofóbicos é do sexo masculino, jovem, branco e desconhecido da vítima.
Os dados apontam a correlação entre homofobia, faixa etária e questões raciais.
Os casos de homofobia são predominantemente vinculados ao tipo de vida dos próprios homossexuais, uma vez que se relacionam com pessoas contatadas em chats ou em locais de pouca segurança, como parques e boates gays.
A maior parte dos suspeitos prefere não informar sua orientação sexual, o que também se aplica ao perfil das vítimas.
Embora porcentagem considerável de mulheres tenham sido vítimas de violência, não se constata índice relevante de mulheres suspeitas de homofobia.
Segundo o Censo do IBGE de 2010, a religião com maior número de adeptos no Brasil é:
Católica
Evangélica
Evangélica Pentecostal
Umbanda
Muçulmana
Historicamente, as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro atraíram muitos migrantes nordestinos entre as décadas de 1950 e 1970. Sobre o processo migratório brasileiro, assinale a alternativa correta.
A estrutura fundiária do sertão do nordeste, onde predominam latifúndios para o cultivo da soja, favorece a repulsão populacional.
A inauguração de Brasília, em 1960, reverteu esse quadro migratório, fazendo a migração para São Paulo e Rio de Janeiro entrar em franco declínio nos anos seguintes.
As crises econômicas ocorridas a partir da década de 1980 impactaram fortemente a região sudeste, reduzindo a oferta de empregos em suas metrópoles e, com isso, reduzindo o fluxo de migrantes nordestinos para a região.
Os imigrantes nordestinos ocuparam postos de destaque na industrialização do sudeste, devido à elevada qualificação e ao baixo custo de sua mão de obra.
As fortes secas ocorridas no sertão nordestino, no início da década de 1980, forçaram o retorno dos migrantes nordestinos às suas regiões de origem.
Observe a tabela abaixo.
Proporção da população residente de 0 a 14 anos, de 15 a 64 anos e de 65 anos ou mais na população total, por situação do domicílio - Brasil – 1960/2010
Sobre os dados apresentados, é correto afirmar que:
os números indicam o processo de envelhecimento da população brasileira, a subsequente diminuição da população jovem e a entrada do país no período chamado “bônus demográfico”.
a estrutura da população é típica de um país não desenvolvido, com predominância de jovens sobre idosos, devido às taxas de natalidade ainda altas e à baixa expectativa de vida.
a baixa variação apresentada nas porcentagens mostra que nada mudou sobre a estrutura da população, nos últimos 50 anos, no Brasil.
a razão de dependência é extremamente alta nos dois últimos censos, o que provoca pouca arrecadação e problemas para o sistema de previdência social.
a população brasileira está estagnada em seu crescimento, o que se reflete nas porcentagens, ao longo do período de 50 anos, mostradas na tabela.
Assinale a alternativa correta sobre as principais características históricas da sociedade brasileira, a partir da segunda metade do século XX.
Altas taxas de migração para o interior e acelerado processo de concentração populacional nas áreas rurais do país.
Pacto democrático considerado como fundamento político da sociedade, o qual pôs fim às recorrentes rupturas institucionais ocorridas durante a Primeira República.
Perda de protagonismo internacional ocasionada pelo término da Guerra Fria, caracterizando o isolamento político do Brasil na primeira década do século XXI.
Considerável retração da produção cultural, ocorrida em função das constantes crises econômicas e da redução do mercado consumidor no país.
Processo de ampliação da cidadania, através da conquista de direitos políticos, sociais e civis que foram consolidados com a promulgação da Constituição de 1988.
Observe o gráfico abaixo, sobre as estimativas das populações residentes nos municípios brasileiros, divulgado pelo IBGE, com data de referência de 1º de julho de 2015.
Fonte: <http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=2972>. Acesso em: 12 set. 2015.
Considere as afirmações sobre a distribuição da população nos municípios brasileiros.
I - Mais da metade da população brasileira, 56%, vive em apenas 5,5% dos municípios, que são aqueles com até 100 mil habitantes, indicando que as pessoas concentram-se em grandes centros urbanos. II - Apenas 6,3% da população residem em 44% dos municípios com até 10.000 habitantes. III - Somente 10% da população brasileira concentram-se em municípios de 100.001 a 500.000 habitantes.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
Observe o gráfico abaixo, sobre a fecundidade no Brasil.
Considerando as informações contidas no gráfico, é correto afirmar que:
o Brasil é um país onde os casais têm muitos filhos, colocando os estudiosos em alerta quanto à possibilidade de explosão populacional.
o declínio da taxa de fecundidade deve-se ao aumento da mortalidade infantil, observado nos últimos anos.
a quantidade de filhos no Brasil é compatível com a caracterização de país de Terceiro Mundo, pois pobres têm muitos filhos.
o gráfico é demonstração exemplar do poder das mulheres sobre seus corpos.
o declínio da fecundidade para um patamar inferior a 2 coloca o Brasil com índice abaixo da taxa de reposição da população, significando que, nos próximos anos, a população nascida no país deve diminuir.