Lista de perguntas feitas em vestibulares sobre a População do Brasil. Ler artigo População do Brasil.
Considere as afirmações abaixo, sobre imigração para o Brasil e as suas políticas públicas de fomento.
I - A lei orgânica de 1867 previa uma série de benefícios e facilidades à vinda dos imigrantes europeus, como, por exemplo, o pagamento de suas passagens às colônias e a atribuição de um lote de terra de até 60 hectares por família imigrante. II - Uma das metas do incentivo à imigração europeia era a política de “branqueamento” do país, exemplificada pelo decreto nº 528 de 1890, que, entre outras medidas, proibia a entrada de imigrantes africanos no país, salvo em condições excepcionais. III - As regiões do país que mais atraíram imigrantes foram o Sudeste e o Nordeste, principalmente pela ausência de latifúndios significativos e de mão de obra disponível à industrialização de ambas as regiões.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Considere os dados estatísticos apresentados abaixo.
Taxa de homicídio por cor ou raça (2002-2009) *Em 100 mil habitantes
Fonte: IPEA. Políticas Sociais: acompanhamento e análise, nº. 20. Brasília, 2012, p. 317.
Rendimento médio real por hora dos ocupados na indústria da transformação por cor e escolaridade. Regiões metropolitanas – biênio 2011-2012 *Em reais de junho de 2013
Fonte: DIEESE. Os negros no trabalho, nº. 1, São Paulo, 2013, p. 11.
Com base nas informações fornecidas nos gráficos, assinale abaixo a alternativa correta sobre a atualidade histórico-social brasileira.
A violência, no Brasil contemporâneo, é um fenômeno exclusivamente cultural que atinge toda a população de maneira equânime.
O fim da escravidão, no século XIX, ocasionou a igualdade de condições sociais para as diferentes raças que constituem a sociedade brasileira.
A democracia racial é um dos fundamentos que constituem as relações sociais no Brasil e assegura condições igualitárias entre negros e brancos.
O rendimento dos empregados na indústria de transformação no Brasil atual varia somente de acordo com o nível de escolaridade dos indivíduos.
A existência de desigualdades raciais é um fato histórico da sociedade brasileira.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
A população brasileira, em razão ........ da taxa de ........, deve começar a decrescer a partir de 2040. Essa situação é chamada de ........ . O fenômeno é ........ na cidade que no campo.
da diminuição – natalidade – transição demográfica – menor
da manutenção – mortalidade – declínio demográfico – igual
da diminuição – fecundidade – transição demográfica – maior
da manutenção – natalidade – estabilidade demográfica – maior
do aumento – fecundidade – transição demográfica – menor
Observe os dados abaixo.
Disponível em: <http://g1.globo.com/brasil/noticia/2014/04/populacao-diminui-em-21-dascidades-do-pais-entre-2000-e-2013.html>. Acesso em: 15 set. 2014.
Considere as afirmações abaixo, sobre as cidades.
I - A população das cidades, de uma forma geral, vem diminuindo pela combinação da redução da fecundidade e dos processos migratórios, como nas cidades da Região Sul. II - O maior declínio da população é observado na Região Sudeste, devido, em parte, à emigração para o exterior. III - O menor declínio da população nas cidades da Região Norte deve-se, entre outros fatores, à menor redução da fecundidade e dos processos migratórios.
Apenas III.
Apenas I e III.
Considere, a partir dos gráficos abaixo, as afirmações seguintes sobre a população brasileira de pretos e pardos ao longo dos anos.
I - Os pretos e pardos atualmente representam a maior parte da população brasileira. II - Os dois gráficos apresentam um aumento mais expressivo dessa população, do que sua inserção no ensino superior. III - O aumento expressivo dessa população ocorre a partir de 2005, assim como a estagnação do ingresso no ensino superior.
Observe os mapas.
Dentre as seguintes alternativas, a única que apresenta a principal causa para o correspondente fluxo migratório é:
I: procura por postos de trabalho formais no setor primário.
II: necessidade de mão de obra rural, devido ao avanço do cultivo do arroz.
III: necessidade de mão de obra no cultivo da soja no Ceará e em Pernambuco.
IV: procura por postos de trabalho no setor aeroespacial.
V: migração de retorno.
A estrutura da população e a dinâmica demográfica de um país reflete dados das condições socioeconômicas do mesmo. O Brasil está passando por uma transição demográfica que se acelerou bastante a partir da década de 1970. Sobre isto, analise as afirmativas:
I. No Brasil, vem se reduzindo a participação da população idosa e aumentando a população jovem no conjunto total da população, fruto do aumento das taxas de natalidade e redução da expectativa de vida. II. O índice de crescimento vegetativo no Brasil tem diminuído nas últimas décadas, embora ainda apresente índice muito alto, típico de países subdesenvolvidos. III. A transição demográfica pela qual passa o Brasil tem levado a um oneramento do caixa da previdência, gerando preocupação aos governantes. IV. As taxas de fecundidade no Brasil têm aumentado, principalmente pela diminuição da participação da mulher no mercado de trabalho. V. No Brasil tem aumentado o percentual de população ativa, no entanto esta população é mal remunerada e de preparo técnico relativamente limitado, o que favorece o subemprego.
Estão corretas as afirmativas:
I, II e III;
I, III e IV;
II, IV e V;
II, III e IV;
II, III e V.
A evolução da composição populacional por grupos de idade aponta para a tendência de envelhecimento demográfico que corresponde ao aumento da participação percentual dos idosos na população e a consequente diminuição dos demais grupos etários. Observe o cartograma sobre a expectativa de vida ao nascer e a proporção de pessoas de 60 anos ou mais de idade na população brasileira, em 2015.
Fonte: IBGE. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
Com base na leitura do cartograma, assinale a alternativa correta.
Os valores extremos na expectativa de vida ao nascer podem ser conferidos nos estados do Acre e Amapá, com 70,3 anos, e no estado de Santa Catarina, com 78,7 anos.
Os valores extremos na proporção de idosos na população podem ser conferidos nos estados do Mato Grosso e Goiás, com 8%, e nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com 17,7%.
Unidades da Federação da região Norte, com baixa proporção de idosos na população, também apresentaram alta expectativa de vida ao nascer.
Nas regiões Sul e Sudeste ambos indicadores foram baixos, em comparação à nacional.
Na região Nordeste, apenas no estado do Maranhão ambos indicadores foram baixos, em comparação à nacional.