Na busca pela minimização dos danos causados ao meio ambiente pelo excesso de lixo produzido e pela exploração exagerada dos recursos naturais, surgiram algumas alternativas importantes de ação preventiva, como a redução, a reutilização e a reciclagem. Estas ações, chamadas de “a política dos 3 Rs”, visam reduzir a geração de resíduos e transformar alguns resíduos em um novo produto. Os 3 Rs fazem parte de um processo educativo que tem o objetivo de modificar os hábitos da sociedade no que diz respeito ao consumo exagerado e ao desperdício.
Os 3 Rs da sustentabilidade devem ser entendidos por ordem de importância. Assim, o primeiro passo é tentar reduzir ao máximo. Em seguida, a reutilização de um produto deve ser aplicada sempre que possível. Por último, quando um material precisar ser realmente descartado, podemos aplicar a reciclagem.
Reduzir consiste em diminuir o consumo de bens e serviços. Isto significa que ao fazermos nossas compras devemos adquirir apenas produtos que são realmente necessários, eliminando a aquisição de bens supérfluos. Esta regra vale para todos os tipos de produtos (sacolas plásticas, alimentos, roupas, eletrodomésticos, eletrônicos, brinquedos). Além disso, devemos reduzir também o consumo de água, energia e combustíveis. Ao reduzir estamos poupando os recursos naturais, combatendo o desperdício e diminuindo a geração de lixo e a consequente poluição ambiental.
Reutilizar um produto significa aplicá-lo novamente na mesma função ou em diversas outras possibilidades de uso, prolongando a vida útil deste produto. Por exemplo, podemos transformar potes e garrafas de plásticos em vasos para plantas ou em peças decorativas, um objeto que não é mais útil para alguém pode ser doado à outra pessoa, papéis usados podem ser transformados em blocos de rascunho e a água utilizada na lavagem de roupas pode ser aplicada para dar descarga nos vasos sanitários e na lavagem de quintais ou outros ambientes. Quando reutilizamos evitamos o descarte de um material e a compra de um novo produto. Portanto, esta prática reduz a quantidade de matéria-prima, água e energia necessária à fabricação de novos bens de consumo e diminui a poluição.
O terceiro R representa a reciclagem, que é o processo de transformação de algo usado em algo totalmente novo. Ou seja, materiais que seriam descartados são reinseridos no ciclo produtivo e utilizados como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Vários materiais podem ser reciclados (papéis, plásticos, vidros, metais, pneus) e a separação do lixo é fundamental para que todo o processo de reciclagem aconteça. Por isso devemos separar o material reciclável do não reciclável, os recicláveis deverão ser encaminhados para empresas ou cooperativas especializadas. A reciclagem contribui para a geração de emprego e renda, prolonga a vida útil dos aterros sanitários e auxilia na preservação dos recursos naturais, embora seja um processo que consuma recursos.
Referências:
Carvalho, I. C. de M. Educação ambiental e a formação do sujeito ecológico. 5ª ed. São Paulo. Editora Cortez, 2011.