Mixomatose

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças animais, Medicina Veterinária
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A mixomatose trata-se de uma desordem que acomete coelhos e tem como agente etiológico um poxvírus conhecido como fibroma de Shope.

Consiste em uma enfermidade altamente contagiosa, que é transmitida por mosquitos e pulgas, resultando em grande mortalidade do plantel.

As manifestações clínicas iniciam-se com corrimento nasal, que aumenta gradativamente, podendo ocasionar dificuldade de respiração. Por conseguinte, os animais apresentam congestão e inflamação ocular, liberando grande quantidade de secreção purulenta. Dentro de pouco tempo surgem diminutos tumores na base da orelha, nariz e lábios, que se espalham por toda a cabeça, sendo que esta última apresenta-se excessivamente inchada.

Ao passo que o quadro evolui, os tumores espalham-se por todo o corpo, alcançando, especialmente, os órgãos genitais e ânus. Quando essas estruturas se rompem, liberam uma secreção mucosa, de coloração rósea.

Outras manifestações clínicas englobam febre leve, emagrecimento e a morte dentro de 4 a 8 dias após o surgimento dos primeiros sintomas.

Para prevenir este transtorno, recomenda-se a vacinação dos filhotes, a partir de um mês de idade, devendo receber o reforço semestralmente. O mais indicado é eutanasiar os animais acometidos pela mixomatose e incinerar os cadáveres, bem como desinfectar todas as gaiolas e combater o mosquito, evitando que mais animais sejam contaminados.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mixomatose
http://www.hvp.pt/hvp/pt/textos/coelhos-mixomatose/http://www.saudeanimal.com.br/artigo45.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!