Antrax

Por Thais Pacievitch
Categorias: Doenças bacterianas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Antrax (ou Carbúnculo) é uma doença infecciosa aguda, causada por bactérias Gran-positivas chamadas Bacillus anthracis, capazes de formar esporos. Esporos são uma espécie de proteção, desenvolvidos por algumas bactérias quando se encontram em ambientes hostis.

A habilidade do Bacillus anthracis de formar esporos é conhecida desde 1877, quando Robert Koch realizou experimentos com essa bactéria.

A ocorrência do Antrax é maior entre os animais herbívoros, como os bovinos, ovinos, caprinos, antílopes e camelos. Os seres humanos podem contrair a doença quando entram em contato com animais infectados, ou com tecidos dos mesmos.

Esporos de antrax. Foto: Janice Haney Carr / Everett Collection / Shutterstock.com

Nos seres humanos, a infecção por Antrax pode ocorrer por três vias: cutânea, gastrointestinal ou por inalação. Nas regiões rurais, as chances de contaminação são um pouco maiores, devido ao contato com os animais. O contato com animais infectados, ou mesmo com derivados desses animais, como a lã, por exemplo, podem infectar o homem pela via cutânea ou pela inalação. A ingestão de carne crua, ou mal cozida, de animais contaminados é a causa do Antrax gastrointestinal. A transmissão de pessoa para pessoa é extremamente improvável.

Os sintomas da doença aparecem em até 7 dias, e variam de acordo com a via de infecção:

O diagnóstico é feito a partir do isolamento da bactéria a partir do sangue, ou mesmo de lesões da pele ou das secreções respiratórias.

Já existe uma vacina contra o Antrax, administrada, geralmente, em pessoas com maior chance de contaminação, como laboratoristas, trabalhadores que têm contato com derivados (como pele e couro) de animais originários de países onde as condições sanitárias não são satisfatórias, ou ainda em militares, devido à possibilidade do uso de Antrax como arma biológica.

Em 2001, foram notificados alguns casos de Antrax nos Estados Unidos, sendo que a transmissão ocorreu por inalação dos esporos da bactéria, enviada por correspondências contaminadas.

Fontes
Centro de Vigilância Epidemiológica. Carbúnculo ou Antrax: Informações Gerais. Governo do Estado de São Paulo, 2001. Acessado em 20 mar. 2009. Disponível em: ftp://ftp.cve.saude.sp.gov.br/doc_tec/folder_antrax.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!