Acantose Nigricans

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Dermatologia, Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Acantose nigricans (AN) é uma doença rara de pele caracterizada pela presença de pele escura, grossa e aveludada nas dobras do corpo e pregas.

As regiões escuras aparecem devido à hiperqueratose (excesso de queratina) e hiperpigmentação (lesões acinzentadas e grossas que conferem um aspecto verrugoso à pele). É freqüentemente associada à obesidade e problemas endócrinos, como hipotireoidismo, acromegalia, doença do ovário policístico, diabetes insulino-resistente, síndrome metabólica e Síndrome de Cushing. Todavia, essa patologia também pode afetar indivíduos saudáveis, além de poder ser transmitida geneticamente.

São conhecidos quatro tipos de acantose nigricans:

A acantose nigricans evolui de forma lenta e resulta em escurecimento progressivo das áreas afetadas e as lesões não são acompanhadas de outro sintoma. Normalmente, acomete axilas, virilhas e pescoço, mas, em certos casos, pode afetar lábios, palmas das mãos, plantas dos pés, entre outras áreas.

Não existe um tratamento específico para esta doença. O correto é  tratar a causa da acantose nigricans. No entanto, quando a causa não é encontrada, existem produtos de uso tópico derivados dos retinóides que são uma opção para a melhora do aspecto das lesões, sendo que devem ser prescritos pelo médico de acordo com cada caso. Em certos casos, medicações orais também podem ser prescritas, como a tretinoína (como por exemplo, Retin-A), entre outras. Tratamentos dermatológicos como a dermoabrasão o laser terapia pode ajudar a suavizar a espessura de determinadas áreas afetadas.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acantose_nigricans
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/acantose_nigricante.shtml
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000852.htm
http://www.bibliomed.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=15799&ReturnCatID=1797

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!