Alcalose Respiratória

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A alcalose respiratória é causada pelo baixo nível de CO2 sanguíneo, devido à rápida e profunda respiração.

A hiperventilação, ou respiração rápida e profunda resulta em uma eliminação excessiva de anidrido carbônico no sangue. A causa mais comum de hiperventilação e, portanto, de alcalose, é a ansiedade. Outras causas são: dor, cirrose hepática, baixos valores de oxigênio sanguíneo, febre e sobredose de aspirina.

Este tipo de alcalose pode produzir ansiedade e sensação de formigamento ao redor dos lábios e na face. Caso ocorra agravamento do quadro, pode haver espasmos musculares e o paciente pode sentir-se fora da realidade.

Normalmente o diagnóstico é feito apenas por meio do histórico e quadro clínica apresentado pelo paciente. Quando o diagnóstico não é óbvio, o valor do anidrido carbônico e uma amostra de sangue arterial podem ser medidos. Frequentemente, o pH sanguíneo é elevado.

O tratamento nesses casos é reduzir a velocidade da respiração. Quando a causa da alcalose é a ansiedade, o esforço consciente de retardar a respiração pode levar ao desaparecimento do quadro. Caso a rápida respiração seja causada por dor, geralmente o alívio da mesma é suficiente para normalizar o ritmo respiratório.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcalose
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001183.htm
http://www.manualmerck.net/?id=164&cn=1296
http://www.manualmerck.net/?id=164&cn=1298
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=487
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcalose_respirat%C3%B3ria

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!