Amnésia

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Amnésia é a perda da memória, que pode ser total ou parcial. Normalmente é um distúrbio temporário e pode ser desencadeada por diversos fatores como: traumas psicológicos ou físicos (golpes na cabeça), consequência de algum tipo de doença neurodegenerativa, abuso de álcool e/ou drogas, derrame cerebral, encefalite (infecção que atinge o tecido cerebral) causada por herpes, por exemplo, febre alta, convulsões, abuso de álcool relacionado a danos cerebrais, eletroconvulsoterapia, cirurgia cerebral e doença de Alzheimer.

Imagem: pathdoc / Shutterstock.com

Existem basicamente três tipos de amnésia orgânica, são eles:

Amnésia retrógrada, onde a pessoa lembra somente dos fatos ocorridos após o trauma, mas não é capaz de lembrar-se do que aconteceu antes dele.

Na amnésia anterógrada ocorre o contrário, ou seja, o paciente não lembra das coisas ocorridas depois do trauma, mas se lembra claramente das coisas feitas ou aprendidas antes.

A amnésia global transitória é caracterizada por não ter causas que possam ser identificadas claramente, embora haja estudos sugerindo tratar-se de ataque isquêmico transitório ou enxaquecas. Esta variedade de amnésia tem normalmente muito boas chances de cura.

Em todas as formas de amnésia os doentes ficam incapacitados de reconhecer pessoas ou lugares antes familiares, as amnésias podem ser passageiras ou definitivas dependendo da causa.

Existe também a amnésia psicogênica que é de origem psicológica e pode alterar a memória remota ou a memória recente. Este tipo de amnésia é desencadeada por crises emocionais, e acontece como um meio de defesa da mente para situações com as quais não consegue lidar. Normalmente este tipo de distúrbio passa rapidamente.

O diagnóstico é feito através da investigação do histórico de traumas, doenças, remédios consumidos e, de forma geral, a avaliação do estado de saúde do paciente. Também são feitos exames laboratoriais, de função e de imagem, exames psiquiátricos e testes psicológicos que ajudem a determinar a extensão da amnésia e qual a parte da memória está comprometida.

A prevenção da amnésia está basicamente ligada a evitar traumas na cabeça. Portanto deve-se usar capacete pra praticar esportes de risco como andar de motocicleta, em automóveis, é necessário usar cinto de segurança. Não usar drogas e/ou álcool são medidas básicas para a prevenção, bem como tratar rapidamente infecções cerebrais para minimizar danos. É interessante também manter o cérebro ativo através de leitura e jogos de atenção como o xadrez, por exemplo.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças, Psicologia
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: