Anemia

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Anemia é considerada uma doença causada pela deficiência de ferro no organismo. Esta deficiência é ocasionada pela diminuição das células vermelhas no sangue e outros compostos que utilizam ferro, como a hemoglobina e o hematócrito.

Os principais sintomas presentes em casos de anemia são:
- fraqueza e mal estar;
- falta de ar;
- perda de apetite;
- irritabilidade;
- tontura;
- diminuição da concentração e aprendizado;
- maior susceptibilidade ao desenvolvimento de infecções.

Este problema pode ser evitado por meio da alimentação, a obtenção de uma dieta adequada é a melhor forma para diminuir o risco de desenvolver anemia.

As melhores dicas para a prevenção são:
- Escolher alimentos ricos em ferro, dentre eles: fígado de boi, carnes vermelhas em geral, frango e peixe. Estes alimentos poderão ser alternados e consumidos diariamente;

- Consumir uma fonte de vitamina C em cada refeição, a melhor escolha está nas frutas (laranja, acerola, morango, goiaba) e nas hortaliças (brócolis, pimentão, tomate, couve-flor);

- Evitar tomar chá, café ou leite junto ou logo após as refeições, pois, eles diminuem a absorção do ferro presente nos alimentos. Espere pelo menos 2 horas após as refeições para ingerir esses líquidos.

Em caso de suspeita de anemia, a melhor maneira de se detectar e fazer o diagnóstico é pelo exame de sangue e a partir disso deve-se fazer o acompanhamento com um médico e nutricionista para que juntos possam realizar o melhor tratamento e dieta alimentar e assim, reverter o quadro de anemia.

Lembre-se, cuidar de sua alimentação, é o melhor caminho para uma vida saudável.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças, Nutrição
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: