Anemia Perniciosa

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças, Nutrição
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A anemia perniciosa, também conhecida como anemia de Addison, é uma forma de anemia causada pela carência de fator intrínseco necessária na absorção da vitamina B12 pelo trato gastrointestinal.

A falta da vitamina B12 resulta em anemia megaloblástica, apenas quando ocorre má absorção em consequência da falta de fator intrínseco é que essa anemia recebe o nome de anemia perniciosa. Este é um dos fatores relacionados com a epidemiologia do desenvolvimento do carcinoma gástrico.

Esta doença afeta todos os grupos étnicos. Entretanto, a maior incidência é encontrada em indivíduos do norte da Europa e escandinavos. É muito difícil que essa afecção surja antes dos 30 anos de idade, apesar da forma juvenil ocorrer entre crianças. Esta última forma manifesta-se em crianças antes dessas completarem 3 anos de idade.

As causas dessa doença são:

Os pacientes portadores da anemia perniciosa, assim como em outros tipos de anemia, irão apresentar baixos níveis de glóbulos vermelhos e, consequentemente, uma insuficiente oxigenação do organismo, levando a sintomas como fraqueza, fadiga, diarréia, língua lisa, adormecimento e formigamento das mãos e pés, icterícia, taquicardia, cefaléia, tontura, falta de ar, irritabilidade, confusão e depressão.

O diagnóstico é feito através da endoscopia digestiva, do teste de Schilling (realizado como diagnóstico diferencial da anemia megaloblástica) e hemograma com VCM (volume corpuscular médio) aumentado.

O tratamento consiste na administração de injeções mensais de vitamina B12.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anemia_perniciosa
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000569.htm
http://www.tuasaude.com/anemia-perniciosa/
https://web.archive.org/web/20110702103245/http://www.comofazertudo.com.br/sa%C3%BAde-e-boa-forma/como-reconhecer-e-tratar-anemia-perniciosa

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!