A artrose, também chamada de osteoartrite, é um processo degenerativo que acomete a articulação, havendo inicialmente um desgaste da cartilagem que encontra-se aderida à superfície dos ossos que se articulam entre si.
As enzimas presentes dentro das células da cartilagem são liberadas durante esse processo, gerando uma inflamação local, a qual leva a amplificação da lesão tecidual. O resultado disso é o aparecimento de erosões na superfície articular da cartilagem. A evolução da doença resulta no comprometimento do osso adjacente, ficando com fissuras e cistos.
Numa tentativa de aumentar a área de contato para ter maior estabilidade, o osso prolifera, sendo que a nova massa óssea é mais rígida e mais susceptível a pequenas fraturas. Este processo é mais comum em articulações que suportam peso como joelho, coluna, quadril, mãos e dedos.
Acredita-se que, em conseqüência da reação inflamatória local, todos os componentes da articulação sofram hipertrofia: cápsula, tendões, músculos e ligamentos. O grau de comprometimento varia muito. Os indivíduos acometidos podem nunca sentirem dor, já outros podem apresentar dor que progredirá para a piora da doença levando a deformidades e perda ou diminuição da função articular. O processo inflamatório pode resultar em um aumento de líquido intra-articular, levando a um aumento da dor, ficando evidente à palpação o calor local, além da presença de derrame.
O fator desencadeador da artrose não foi elucidado ainda. Acredita-se que distintos mecanismos possam levar às mesmas na função e composição da articulação. Sua ocorrência é mais comum após os 30 anos de idade, aumentando muito sua prevalência a partir dos 50 anos de idade.
O tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível para obtenção de bons resultados. A maioria das formas de tratamento inclui exercícios físicos, controle de peso (sendo essas duas últimas alternativas formas de prevenção também), descanso e alívio do estresse sobre as articulações, técnicas para aliviar a dor, tratamento medicamentoso, tratamento cirúrgico e terapias complementares.
Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?310
https://web.archive.org/web/20110723204928/http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3518&ReturnCatID=1770
http://www.copacabanarunners.net/artrose-tratamento.html