Brotoeja

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A brotoeja, também conhecida como miliária ou sudâmina, é uma erupção cutânea que está relacionada com o calor, afetando principalmente bebês.

Tem como etiologia o suor juntamente com a obstrução e inflamação das glândulas sudoríparas. As brotoejas surgem porque a glândulas que está obstruída não permite que o suor alcance a superfície da pele, resultando em uma irritação e prurido (coceira).

Normalmente, essas erupções aparecem após um dia de exposição ao sol, em um dia quente e úmido, quando a criança está com febre, ou quando o bebê é exposto ao calor excessivo.

Existem dois tipos de manifestações dessa afecção. São elas:

  • Miliária cristalina: manifesta-se na forma de vesículas diminutas, de conteúdo claro e inicia-se repentinamente, acometendo grandes áreas da superfície corporal. Não apresentam sintomas sistêmicos, sem reação inflamatória local, acometendo especialmente as pregas de flexão, cabeça e pescoço. Os recém-nascidos são atingidos com maior freqüência pela relativa imaturidade de suas glândulas sudoríparas.
  • Miliária rubra (sudâmina): é uma erupção mais profunda caracterizada por pápulas (lesões sólidas, elevadas, com diâmetro menor de 1cm) e pequenas vesículas eritematosas que podem produzir prurido. Acomete as áreas flexurais, como pescoço, axilas, virilha, sendo que a fricção apresenta um importante papel na patogenia. A obstrução dos ductos das glândulas sudoríparas possui um importante papel no surgimento das lesões.

O tratamento da brotoeja tem como objetivo aliviar o desconforto gerado por ela, especialmente ao refrescar e secar a área afetada. A principal recomendação é evitar o uso de muita roupa em crianças, principalmente em dias quentes e em crianças mais gordas. Um ambiente com ar condicionado pode ser muito útil. A aplicação de creme esteróide de uso tópico na região afetada pode conferir alívio, mas não é tão eficaz na resolução do problema quanto trocar as roupas da criança e/ou mudar seu ambiente. Outra recomendação é evitar a excessiva ingestão de doces e alimentos gordurosos; o uso de vitamina C suplementar pode ajudar no controle da sudorese. O uso dessa vitamina localmente pode ser preventiva e curativa.

Fontes:
http://www.saudeinformacoes.com.br/bebe_brotoeja.asp
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?646
https://web.archive.org/web/20131028070534/http://www.e-familynet.com:80/artigos/articles.php?article=210
http://brasil.babycenter.com/baby/saude/brotoeja/
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/miliaria.shtml

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: