Cetoacidose diabética

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A cetoacidose diabética consiste em uma grave complicação da diabetes, especialmente do tipo I, porém pode ocorrer também no diabetes tipo II.

Na falta se insulina na corrente sanguínea, o organismo não é capaz de utilizar a glicose como fonte de energia. Desta forma, o organismo passa a mobilizar estoques de gordura para obter a energia necessária para o seu funcionamento. Todavia, como consequência do uso da gordura, há a formação de corpos cetônicos, que são substâncias que abaixam o pH sanguíneo, deixando-o ácido. Esta acidez prejudica as funções do organismo, uma vez que para o funcionamento adequado as células, é necessário uma faixa de pH muito restrita.

As principais causas de ocorrência desta complicação são:

As manifestações clínicas incluem:

O diagnóstico é alcançado através do quadro clínico apresentado pelo paciente, em associação com exames laboratoriais de sangue e de urina.

O tratamento desta complicação deve ser feito no hospital e engloba a administração de insulina na dose correta, reposição de líquidos através do soro fisiológico e correção dos íons que estão alterados, especialmente fosfato, sódio e potássio.

Para a prevenção da cetoacidose diabética, é importante tomar algumas medidas, como:

Fontes:
http://www.medicina.ufba.br/educacao_medica/atualizacao/ext_pediatria/cetoacidose.pdf
http://www.webartigos.com/artigos/uma-revisao-da-cetoacidose-diabetica/24832/
http://www.walterminicucci.com.br/topicos/13-diabetes/66-cetoacidose-diabetica
http://saude.hsw.uol.com.br/diabeticos-cetoacidose.htm
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/cetoacidose-diabetica/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!