Cisto de Baker

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças, Traumatologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O cisto de Baker, também conhecido como cisto poplíteo, é o acúmulo cístico de líquido sinovial (articular) que surge nas bainhas dos tendões e bursas (bolsas de tecido) presentes na região posterior do joelho.

Normalmente, o líquido sinovial circula, entrando e saindo das bursas em todo o joelho. Entre este último e a bursa, na parte posterior do joelho, existe um sistema de válvulas que são responsáveis por controlar a quantidade de líquido sinovial que entra e sai dessas bolsas. Contudo, em certos casos, o joelho produz exacerbada quantidade de líquido sinovial (sinovite), levando ao acúmulo de líquido na bursa (o cisto).

Nas crianças, este cisto aparece como uma saliência indolor atrás do joelho, ficando mais nítida quando este encontra-se estendido. Embora possa causar um ligeiro desconforto ou rigidez, normalmente é assintomático. Nos adultos, o aparecimento desse cisto provavelmente está relacionado com patologias intrarticulares do joelho (lesões nas estruturas internas do joelho, como menisco, ligamentos, cartilagem, entre outros), que levam ao aumento da produção do líquido sinovial.

As manifestações clínicas geralmente estão ligadas à compressão das estruturas presentes na parte posterior do joelho, mas em determinadas situações, o cisto pode romper e desencadear um edema na panturrilha com sintomatologia semelhante a uma trombose venosa.

O diagnóstico habitualmente é feito por meio de exames de imagem, como ultra-sonografia e ressonância magnética, sendo que esta última evidencia também a causa primária que levou ao cisto.

O tratamento normalmente é voltado para a causa primária da sinovite, sendo que os pacientes comumente apresentam melhora após a artroscopia para tratamento das lesões intrarticulares. É comum o cisto desaparecer sozinho. Quase nunca é indicada a remoção cirúrgica do cisto de Baker, apenas quando este for muito grande ou doloroso.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cisto_de_Baker
http://www.marcosbritto.com/2010/09/cisto-de-baker-no-joelho.html
https://web.archive.org/web/20161011071540/http://www.saudedicas.com.br:80/doencas/cisto-de-baker-ou-poplitea-183067
https://web.archive.org/web/20161104174246/http://www.medicinageriatrica.com.br:80/2009/01/08/estudo-de-caso-cisto-popliteo/
http://fisioterapiadesportiva.blogspot.com/2010/06/cisto-de-baker.html
http://www.tuasaude.com/cisto-de-baker/
http://health-pictures.com/baker-cyst-picture.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!