O cisto mixóide é oriundo de uma alteração degenerativa do tecido conjuntivo da pele, juntamente com síntese a exacerbada de ácido hialurônico, resultando em uma lesão cística. Sua etiologia ainda é desconhecida, mas acredita-se na possibilidade de ser conseqüência de um trauma local.
O quadro caracteriza-se por lesão nodular, cística, de aparência translúcida, que aumenta de tamanho gradativamente, estando habitualmente localizada na última falange dos dedos das mãos ou dos pés. Quando incrustada próxima a matriz da unha, a lesão pode gerar alterações no seu formato.
O tratamento é feito por meio da drenagem e destruição do leito do cisto ou ressecção cirúrgica da lesão. Existe uma técnica alternativa baseada na transfixação do cisto com fios cirúrgicos, deixados no local por 2 a 3 semanas, causando a involução da lesão. Por haver a possibilidade da ocorrência de infecções, e também, em conseqüência do trabalho necessário para evitá-la, esta técnica demanda cuidados especiais, devendo ser procedida apenas por profissionais habilitados.
Fontes:
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/cisto_mixoide.shtml
http://www.health-portal.net/doena/alfabtica/index_prt.html?disease=9850
http://www.marianehanna.com.br/modules/content.php?act=1&spc_cod=68