Os cistos de Naboth, também chamados de quistos de Naboth, ou folículo de Naboth, consiste em uma desordem uterina, que se caracteriza pela presença de um ou mais nódulos na parede do útero.
Estas estruturas costumam surgir quando o epitélio escamoso estratificado da exocérvice (em direção à vagina) cresce sobre o epitélio colunar simples sobre a endocérvice (em direção ao útero), resultando no bloqueio do ducto ou passagem das chamadas glândulas de Naboth, que são glândulas mucosas. Isso leva ao acúmulo de secreção, dando origem a um nódulo arredondado sob a superfície do colo uterino.
Durante o exame ginecológico é possível observar a presença do cisto de Naboth. Este, por sua vez, caracteriza-se por apresentar-se como uma elevação pequena, de colocação esbranquiçada, como uma pústula. Podem encontrar-se isolados ou em grupos e, apesar de serem benignos, apontam que houve uma infecção há tempos atrás ou recentemente, levando à irritação do colo uterino, resultando em um processo denominado metaplasia. Esta condição é mais comumente observada em mulheres que estão em idade reprodutiva, principalmente nas que já estiveram gestantes.
Estes cistos não costumam causar problemas maiores e tipicamente apresentam resolução espontânea, embora alguns possam persistir indefinidamente. Existem relatos também de que estas estruturas somem e retornam conforme o ciclo menstrual.
Caso os cistos cresçam exageradamente, levando a problemas secundários, o médico deverá investigar, por meio de biópsia, se este houve evolução para neoplasia ou se há outros problemas. O método de remoção dos cistos é a eletrocauterização. Todavia, pode haver recidiva.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cisto_de_Naboth
http://mednet.umic.pt/portal/server.pt/community/Doencas/Doencas$Detail?idDoencas=AZD0326_080
http://en.wikipedia.org/wiki/Nabothian_cyst
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/doencas/cistos-de-naboth/