Citrulinemia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças genéticas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A citrulinemia é definida como uma desordem hereditária autossômica recessiva do ciclo da ureia, que leva ao acúmulo de amônia e outras substâncias tóxicas na corrente sanguínea.

Existem duas formas distintas de citrulinemia, que são resultantes de mutações em diferentes genes. São elas:

O diagnóstico é estabelecido através da verificação dos níveis de aminoácidos no sangue e na urina, sendo que o nível de citrulina estará elevado no sangue, enquanto o nível de arginina estará baixo. Na urina, identifica-se nível elevado de ácido orótico. Estudos enzimáticos também são úteis para o fechamento do diagnóstico.

O tratamento desta desordem envolve a adoção de o uma dieta pobre em proteínas, bem como a suplementação de arginina. Além disso, o paciente com citrulinemia deve evitar ficar longos períodos sem se alimentar. O medicamento fenilbutirato de sódio pode ser utilizado. Existe a possibilidade de administrar por via intravenosa glicose e fluídos, em associação com outros medicamentos, no caso de um episódio sintomático agudo, para facilitar a eliminação de substâncias tóxicas pelo organismo.

Fontes:
http://ghr.nlm.nih.gov/condition/citrullinemia
http://en.wikipedia.org/wiki/Citrullinemia
http://www.health.gov.on.ca/english/providers/program/child/screening/pdf/fs_citru.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!