Colangite ascendente

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Inflamações
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A colangite ascendente é causada por uma infecção bacteriana, resultante de uma estase biliar, o que facilita a proliferação desses microrganismos. Recebe este nome, pois as bactérias migram do intestino para as vias biliares.

As manifestações clínicas dessa colangite são dor, icterícia e febre, juntamente conhecidos como tríade de Charcot. Estão presentes também hipotensão arterial e confusão mental, que quando associados com a tríade de Charcot, recebem o nome de pêntade de Reynold, sugerindo septicemia grave. Este último quadro é preocupante, havendo a necessidade de descompressão urgente do colédoco, que pode ser feita cirurgicamente ou por meio de endoscopia.

O diagnóstico é realizado por meio de exames de sangue, no qual observa-se a presença de colestase, diferentes níveis de transaminases, leucocitose e culturas sanguíneas positivas. Exames ultra-sonográficos são os mais indicados para avaliação da dilatação dos ductos biliares.

O tratamento deve ser feito precocemente, por meio do uso de antibióticos de amplo espectro.

Leia mais sobre Colangite:

Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?85
http://pt.wikipedia.org/wiki/Colangite
https://web.archive.org/web/20161209114451/http://www.medicinageriatrica.com.br:80/2007/10/05/colangite-aguda/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Colangite_ascendente
http://www.hepcentro.com.br/colangite_esclerosante.htm
http://www.medstudents.com.br/original/revisao/cep/introd.htm
http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v38n5/a15v38n5.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!