Colpocefalia é uma condição congênita na qual se observa uma aparência anormal dos ventrículos cerebrais, com dilatação assimétrica dos cornos occipitais dos ventrículos laterais.
Até o momento a causa não foi elucidada; todavia, acredita-se que resulte de alguma perturbação ambiental presente durante a vida fetal, durante o segundo ao sexto mês de gestação. Sabe-se que pode estar ligada a diferentes síndromes neurológicas, como agenesia do corpo caloso e malformação de Chiari.
Esta condição caracteriza-se por apresentar cornos occipitais grandes, sendo que as principais manifestações clínicas da colpocefalia são microcefalia e atraso mental. Outros sintomas envolvem espasmos musculares, anormalidades motoras e convulsões.
Crianças com esta condição podem apresentar epilepsia no primeiro ano de vida, sendo que as crises manifestam-se com maior frequência quanto mais cedo surgem os sintomas. Essas crises podem vir acompanhadas de alterações oculares e vômito. Além disso, incontinência urinária ou fecal, sialorreia e náuseas podem estar presentes.
É possível realizar o diagnóstico desta condição ainda durante a gestação, embora muitas vezes seja diagnosticada erroneamente como hidrocefalia. O diagnóstico mais preciso é alcançado somente quando há o início das manifestações dos sintomas nas criança.
Não existe um tratamento definitivo para a colpocefalia. Realiza-se somente um tratamento sintomático, administrando-se fármacos anticonvulsivantes, drogas para tratar as alterações visuais e náuseas, além de serem adotadas medidas para prevenir o surgimento de contraturas. Também é importante que o paciente realize terapia física e receba educação especial.
O prognóstico varia de acordo com o grau das alterações cerebrais e manifestações apresentadas pelo paciente. Alguns podem apresentar apenas sintomatologia branda, enquanto outros podem apresentar retardo mental severo e desenvolvimento cerebral anormal.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Colpocephaly
http://www.medterms.com/script/main/art.asp?articlekey=15532
http://neuraltubedefect.com/2011/06/30/colpocephaly/
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/doencas/colpocefalia/