Condromalácia Patelar

Por InfoEscola
Categorias: Doenças, Ortopedia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Por Débora Carvalho Meldau

Condromalácia patelar significa amolecimento da cartilagem. Essa condição também é conhecida como síndrome da dor patelo-fermural ou joelho de corredor, e trata-se de patologia crônica degenerativa da cartilagem da articulação da superfície posterior da patela e dos côndilos femorais, gerando desconforto e dor em torno ou atrás da patela.

O termo condromalácia patelar descreve um joelho estruturalmente lesado, enquanto que síndrome da dor patelo-femural diz respeito aos estágios iniciais da patologia, período no qual o quadro ainda pode ser revertido. Todavia, alterações resultantes de reações inflamatórias internas da cartilagem geram uma destruição estrutural de tratamento mais complicado.

A exata causa da condromalácia patelar ainda não foi elucidada, mas existem hipóteses de que sua etiologia esteja relacionada com fatores anatômicos, histológicos e fisiológicos, que levam ao enfraquecimento e amolecimento da cartilagem. O fator mais comum é o traumatismo, tanto crônico (por fricção crônica entre a patela e o sulco patelar do fêmur), ou por um trauma único, como uma pancada, e também, pode ser resultante de uma lesão aguda da cartilagem femoropatelar, causando uma nutrição inadequada da estrutura em questão devido a fissuras produzidas.

Esta patologia é classificada em quatro níveis distintos, de acordo com Outebridge (1961):

 

A condromalácia patelar causa muitas dores nos joelhos. Foto: Stephane Noiret / iStock.com

O diagnóstico normalmente é obtido por meio de exames de imagem, como a ressonância magnética.

Com o objetivo de aliviar a dor, o paciente deve permanecer de repouso, pode ser feita a imobilizar da articulação acometida e antiinflamatórios não-esteróides podem ser utilizados. Exercícios fisioterápicos podem auxiliar, especialmente no fortalecimento do alguns músculos. A prática de esportes e qualquer outra atividade intensa devem ser suspensas até que a dor desapareça. Uso de salto alto também deve ser evitado. A cirurgia é indicada quando há desalinhamento patelar irreversíveis com a fisioterapia.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!