Disposofobia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Disposofobia, também conhecida como acumulação, é o termo utilizado para definir a condição patológica que se caracteriza por compulsiva aquisição e acumulação de objetos, mesmo que os itens não tenham utilidade, sejam insalubres ou perigosos. Este transtorno mental resulta em impedimentos e danos consideráveis para as atividades cotidianas, como mover-se dentro da casa, cozinhar, limpar, dormir, utilizar o banheiro, dentre outros.

A prevalência desta condição é de 2-5% nos adultos, sendo mais frequente em adultos mais velhos de ambos os sexos. Alguns fatores estão associados à disposofobia englobam o alcoolismo, traços paranoicos, esquizofrenia e transtorno obssessivo-compulsivo.

As manifestações clínicas apresentadas por um paciente com disposofobia compreendem:

Além dos problemas citados anteriormente, a acumulação compulsiva pode levar a doenças respiratórias, incêndio, infestação de pragas, dentre outros, podendo colocar a vida dos moradores em risco.

O tratamento desta psicopatologia deve ser feito com um profissional especializado. Alguns pacientes respondem bem a intervenções psicofarmacológicas com antidepressivos. Além disso, também existe a opção de intervenções terapêuticas, como a terapia cognitivo-comportamental, que visa:

Fontes:
http://www.drbayma.com/voce-sabe-o-que-e-disposofobia/
http://it.wikipedia.org/wiki/Disposofobia
http://mais.uol.com.br/view/56ux87j3bori/disposofobia-04029C3872E4A13327?types=A&
http://www.artigos.com/artigos/saude/saude-e-bem-estar/disposofobia-16200/artigo/
http://en.wikipedia.org/wiki/Compulsive_hoarding

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!