A doença da floresta de Kyasanur trata-se de um a febre viral hemorrágica endêmica no sul do continente asiático. Tem como agente etiologia um vírus pertencente à família Flaviridae, na qual também se encontram os agentes responsáveis pela febre amarela e pela dengue.
Esta doença foi primeiramente identificada no ano de 1957, na Floresta de Kyasanur, na Índia. Manifestou-se inicialmente como uma epizootia em macacos, levando vários deles à morte. Deste modo, a doença passou a ser chamada de doença do macaco ou febre do macaco.
Este vírus tem como reservatório os porcos-espinhos, ratos, esquilos e camundogos, tendo como vetor o carrapato Haemaphysalis spinigera. Os seres humanos adquirem o vírus através da picada das ninfas dos carrapatos.
A taxa de mórbidade desta doença gira em torno de 2% a 10%, acometendo entre 100 a 500 indivíduos por ano. O período de incubação do vírus em questão é de 3 a 8 dias, para, subitamente, surgirem os sintomas, que são:
- Febre alta;
- Cefaleia;
- Intensa dor muscular;
- Tosse;
- Desidratação;
- Hemorragia nasal e da garganta;
- Hemorragia gastrointestinal;
- Vômitos.
Os pacientes também podem apresentar pressão arterial anormalmente baixa, bem como baixo nível de células sanguíneas e plaquetas. Dentro de 1 a 2 semanas, alguns pacientes se recuperam sem complicações. Todavia, na maioria dos pacientes, a doença é bifásica, havendo uma segunda onda de sintomas no começo da terceira semana.
O diagnóstico é alcançado por isolamento do vírus a partir de uma amostra sanguínea, ou através de exames sorológicos (ELISA).
Não existe um tratamento específico para esta doença. No entanto, deve ser realizada uma terapia de suporte, que engloba a manutenção da hidratação e as precauções necessárias para pacientes que apresentam quadros hemorrágicos.
A profilaxia é feita por meio da vacinação (atualmente disponível); uso de roupas de proteção para indivíduos que trabalham ou que viajam para áreas rurais ou florestas nas quais a doença é endêmica; e controle da população de carrapatos.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Kyasanur_forest_disease
http://fr.wikipedia.org/wiki/Fi%C3%A8vre_de_Kyasanur
http://www.cdc.gov/ncidod/dvrd/spb/mnpages/dispages/kyasanur.htm
http://www.phac-aspc.gc.ca/lab-bio/res/psds-ftss/kyasanur-fra.php