Doença da floresta de Kyasanur

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A doença da floresta de Kyasanur trata-se de um a febre viral hemorrágica endêmica no sul do continente asiático. Tem como agente etiologia um vírus pertencente à família Flaviridae, na qual também se encontram os agentes responsáveis pela febre amarela e pela dengue.

Esta doença foi primeiramente identificada no ano de 1957, na Floresta de Kyasanur, na Índia. Manifestou-se inicialmente como uma epizootia em macacos, levando vários deles à morte. Deste modo, a doença passou a ser chamada de doença do macaco ou febre do macaco.

Este vírus tem como reservatório os porcos-espinhos, ratos, esquilos e camundogos, tendo como vetor o carrapato Haemaphysalis spinigera. Os seres humanos adquirem o vírus através da picada das ninfas dos carrapatos.

A taxa de mórbidade desta doença gira em torno de 2% a 10%, acometendo entre 100 a 500 indivíduos por ano. O período de incubação do vírus em questão é de 3 a 8 dias, para, subitamente, surgirem os sintomas, que são:

Os pacientes também podem apresentar pressão arterial anormalmente baixa, bem como baixo nível de células sanguíneas e plaquetas. Dentro de 1 a 2 semanas, alguns pacientes se recuperam sem complicações. Todavia, na maioria dos pacientes, a doença é bifásica, havendo uma segunda onda de sintomas no começo da terceira semana.

O diagnóstico é alcançado por isolamento do vírus a partir de uma amostra sanguínea, ou através de exames sorológicos (ELISA).

Não existe um tratamento específico para esta doença. No entanto, deve ser realizada uma terapia de suporte, que engloba a manutenção da hidratação e as precauções necessárias para pacientes que apresentam quadros hemorrágicos.

A profilaxia é feita por meio da vacinação (atualmente disponível); uso de roupas de proteção para indivíduos que trabalham ou que viajam para áreas rurais ou florestas nas quais a doença é endêmica; e controle da população de carrapatos.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Kyasanur_forest_disease
http://fr.wikipedia.org/wiki/Fi%C3%A8vre_de_Kyasanur
http://www.cdc.gov/ncidod/dvrd/spb/mnpages/dispages/kyasanur.htm
http://www.phac-aspc.gc.ca/lab-bio/res/psds-ftss/kyasanur-fra.php

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!