Endocardite

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Endocardite é uma infecção que acomete a membrana que envolve as válvulas cardíacas, podendo atingir também outras estruturas do coração.

Os casos de endocardite causadas por agentes infecciosos, como bactérias ou fungos, recebem o nome de endocardites infecciosas. Os agentes mais comumente causadores dessa infecção são: estreptococos, estafilococos, enterococos e algumas bactérias gram-negativas. Existem também os casos de inflamações do endocárdio resultantes de doenças auto-imunes, onde não são encontrados agentes infecciosos.

A endocardite pode ser aguda ou subaguda. O primeiro caso é caracterizado por intensa toxicidade e rápida progressão, podendo evoluir em dias para óbito. Normalmente acomete órgãos distantes do coração, como cérebro, rins, pulmões, fígado e olhos, e tem como agente mais comum o Staphylococcus aureus. Já no caso da endocardite subaguda, a evolução é mais demorada, persistindo por até meses e, na grande maior parte dos casos, é causada por Streptococcus viridansEnterecoccus sp., Staphylococcus sp. coagulase negativos ou bacilos gram-negativos.

Os principais sintomas apresentados por indivíduos acometidos com endocardite são:

  • Febre;
  • Calafrios;
  • Sudorese em excesso;
  • Perda de peso;
  • Mal estar;
  • Perda de apetite;
  • Tosse;
  • Cefaléia;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Alterações cardíacas, como agravamento súbito de uma doença cardíaca previamente existente.

A endocardite pode levar a diversas complicações, como insuficiência cardíaca, embolização de pedaços da vegetação (agente causador que se fixou e se multiplicou na válvula cardíaca), que pode resultar em embolia pulmonar, infarto e acidente vascular (AVC). No rim pode haver uma glomerulonefrite, evoluindo para insuficiência renal aguda e necessidade de hemodiálise.

O diagnóstico é feito por meio da demonstração de vegetação, por métodos de ecocardiografia, e pela demonstração da infecção sanguínea, por meio da hemocultura.

O tratamento é foi com administração endovenosa de antibióticos, durante 4 semanas. Quando há destruição da válvula cardíaca, se faz necessária uma cirurgia de troca da desta, com implantação de uma válvula artificial.

Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?177
http://pt.wikipedia.org/wiki/Endocardite
http://www.mdsaude.com/2009/08/endocardite.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: