Fibromialgia

Por Thais Pacievitch
Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Fibromialgia é uma síndrome de origem desconhecida, que causa dor crônica, principalmente nas articulações e tendões. Por estar relacionada às articulações, músculos e tendões, alguns médicos consideram a fibromialgia um tipo de reumatismo. As regiões mais afetadas são: ombros, braços, pescoço, quadril, pernas e costas. Acomete mais as mulheres, com idades entre 40 e 60 anos. É mais comum em pessoas que: sofreram lesões repetitivas, sofreram traumas, passaram por situações de grande estresse, e apresentam algumas doenças específicas, como Artrite reumatóide ou espinal e Lúpus eritematoso sistêmico.

Locais das principais ocorrências de fibromialgia.

São sintomas da fibromialgia: dor generalizada, cefaléia, rigidez matinal, fadiga, alterações do sono, ansiedade, depressão e problemas para dormir que podem ser influenciadas por estresse, atividades físicas, mudanças hormonais e até alterações climáticas.

O diagnóstico é feito com base nas queixas de dor generalizada, e em mais de 11 pontos dos 18 pré-estabelecidos pelo Colégio Americano de Reumatologia, por um período superior a 3 meses. Exames laboratoriais podem ser solicitados para excluir outras possíveis causas da dor, como diabetes ou hipertireoidismo, que podem simular a fibromialgia. Uma pessoa com fibromialgia pode não apresentar sintomas por longos períodos, mas fatores físicos e emocionais podem desencadear manifestações da doença ao longo de toda sua vida.

Nesse sentido, o tratamento é preventivo e terapêutico, e envolve cuidados multidisciplinares, como:

Não existe cura para a fibromialgia, embora alguns tratamentos alternativos, como a medicina ortomolecular tenham sido veiculados na mídia como solução definitiva para a doença.

Referências:
DRAUZIO VARELLA. Disponível em: <http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/4806/fibromialgia> Acesso em 04 jul. 2010.

FIBROMIALGIA. Disponível em: <http://www.fibromialgia.com.br/novosite/index.php> Acesso em 04 jul. 2010.

http://labasculafeliz.wordpress.com/2009/05/09/la-fibromialgia-sigue-siendo-una-enfermedad-desconocida/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!