Gastrite

Por Thais Pacievitch
Categorias: Doenças bacterianas, Doenças digestivas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Gastrite é uma doença inflamatória que acomete a fina película de muco que reveste o estômago, conhecida como mucosa gástrica. Popularmente o termo gastrite é utilizado para descrever algum distúrbio gástrico, isso nem sempre está correto, uma vez que a gastrite só acontece no estômago.

Existem dois tipos de gastrites, a saber, aguda e crônica. A gastrite aguda é caracterizada pelo surgimento repentino, evolução rápida e associada a um agente causador específico, ela também pode ser causada por estresse físico. São agentes causadores de gastrite: consumo constante de ácido acetil-salicílico (melhoral e aspirina, por exemplo), consumo elevado de bebidas alcoólicas, alimentos contaminados por vírus, bactérias ou germes e suas respectivas toxinas. À gastrite aguda está associada a hemorragia digestiva superior aguda, acompanhada de evacuações com sangue e vômito.

A gastrite crônica pode se desenvolver graças à presença de uma bactéria comum no estômago, chamada Helicobacter pylori que, em alguns casos, pode levar à destruição da mucosa gástrica, propiciando, desta forma, a ação do ácido gástrico (importante para a “esterilização” do que ingerimos) sobre a parede do estômago, provocando a inflamação conhecida como gastrite. Outra causa da gastrite crônica é o refluxo para o estômago da bile que o fígado secreta para a parte inicial do intestino delgado.

A gastrite crônica nem sempre apresenta sintomas, já a gastrite aguda tem como principais sintomas: náuseas, vômitos, azia e queimação no estômago, perda de apetite, sensação de saciedade mesmo com a ingestão de pouco alimento e, nos casos complicados hemorragia digestiva, vômito com sangue e a eliminação de fezes escuras.

O diagnóstico é feito pelo médico depois de ouvir do paciente relatos dos sintomas acima descritos, em seguida o médico pode solicitar uma endoscopia, para observar as possíveis alterações e/ou lesões do estômago e depois de fazer um estudo das células recolhidas (estudo citológico) através de biópsia.

A forma de tratamento varia de acordo com o tipo de gastrite. No caso de gastrite aguda, o tratamento é associado a medicamentos antiinflamatórios. Quando a gastrite é crônica recomenda-se a utilização de antibióticos e de medicamentos que bloqueiem a produção de ácido gástrico.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!