A gengivite ulcerativa necrosante aguda (GUNA), popularmente conhecida como boca de trincheira ou angina de Vincent, trata-se de uma sub-classificação da doença periodontal necrosante, uma infecção do tecido gengival. Nesta desordem, há o acometimento da gengiva, sem que outros tecidos periodontais sejam atingidos. Quando esta desordem evolui para outros tecidos periodontais, passa a receber o nome de periodontite ulcerativa necrosante.
Tem como agente etiológico bactérias anaeróbias como a P. intermédia e as pertencentes ao gênero Fusobacterium, bem como as espiroquetas, incluindo as do gênero Borrelia e Treponema.
Até a década de 1980, acreditava-se que a GUNA era uma consequência da infecção pelo HIV, sendo, portanto, denominada periodontite associada ao HIV. No entanto, nos dias de hoje já se sabe que está relacionado com a baixa imunidade, que pode ser causada por diferentes motivos como desordens sistêmicas, estresse e mudanças do hábito de vida. Além disso, a higiene bucal realizada de forma inadequada pode favorecer o surgimento da GUNA.
As manifestações clínicas incluem:
- Necrose e/ou ulceração da margem gengival;
- Formação pseudomembranosa;
- Dor na margem gengival, que se apresenta avermelhada, sangrando facilmente;
- Halitose.
O tratamento é feito por meio do debridamento e irrigação das áreas necrosadas, bem como a adoção de higiene bucal adequada e uso de enxaguante bucal e analgésicos. Uma vez que frequentemente está ligada a outras doenças sistêmicas, deve-se fazer o controle adequado das mesmas.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/
http://www.dentistasp.com.br/
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/doencas/gengivite-ulcerativa-necrosante-aguda/