Hemangioma Cavernoso

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças cardiovasculares, Neoplasias
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A formação desse tipo de hemangioma é consequente de dilatações vasculares. Os Hemangiomas Cavernosos encontram-se localizados mais imersamente na pele e mucosas, podendo também atingir estruturas mais profundas como subcutâneo, músculos e ossos. Podem ser localizados ou difusos.

Estas malformações são observadas desde o nascimento. Progridem proporcionalmente ao desenvolvimento da criança, ou aumentando repentino devido a alterações hormonais, pressão local ou conseqüentes de traumatismos.

O diagnóstico habitualmente é feito com o histórico e exame clínico do paciente. Todavia, exames de imagem de imagem são pedidos para confirmação do diagnóstico.

As terapias normalmente adotadas são a escleroterapia e a laserterapia. A remoção cirúrgica dessa malformação depende das características e da localização da lesão, recebendo indicação apenas quando não resultar em sequelas funcionais ou estéticas.

Fontes:
http://www.hemangioma.com.br/hemangioma/
http://www.hepcentro.com.br/hemangioma.htm
https://web.archive.org/web/20110723204235/http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3182&ReturnCatID=1767
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001459.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hemangioma
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/hemangiomas.shtml
https://web.archive.org/web/20040831113046/http://www.unimep.br:80/phpg/editora/revistaspdf/revfol13_1art09.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!