Hemangioma Plano

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças congênitas, Neoplasias
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os hemangiomas planos são observados logo após o nascimento, por serem congênitos, apresentando-se como manchas cor de vinho na pele e na mucosa. Afetam extensões variadas da superfície corporal. Resultam de malformação do tecido vascular, o que causa um aumento da rede capilar da derme. Sua regressão não se dá espontaneamente, sendo que, após os 20 anos de idade, levam a hipertrofia progressiva da região acometida. Na vida adulta, pode-se verificar o desenvolvimento de granulomas e nodulações na pele que podem gerar um incômodo por causar uma lesão, sangramento ou deformação.

O diagnóstico desse tipo de hemangioma é clínico. Deve ser diferenciado de manchas rosáceas, comum nos recém-nascidos, que acomete especialmente a porção frontal e pálpebras, normalmente sumindo no primeiro ano de vida.

Hoje em dia, a melhor opção de tratamento é a laserterapia. O “Flashlamp-Pumped Pulsed Dye Laser” ou Dye Laser é o único que apresenta a especificidade adequada para o tratamento dos hemangiomas planos sem levar a nenhum dano ao bebê. O tratamento cirúrgico convencional se restringe às complicações, como no caso de retirada de granulomas, sendo, neste caso, uma cirurgia reparadora, pois propicia a correção de deformidades.

Fontes:
http://www.hemangioma.com.br/hemangioma/
http://www.hepcentro.com.br/hemangioma.htm
https://web.archive.org/web/20110723204235/http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3182&ReturnCatID=1767
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001459.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hemangioma
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/hemangiomas.shtml
https://web.archive.org/web/20040831113046/http://www.unimep.br:80/phpg/editora/revistaspdf/revfol13_1art09.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!