Herpangina

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Herpangina é o nome de uma infecção dolorosa que acomete a cavidade oral, causada pelo vírus Coxsackie.

Tipicamente, esta moléstia é ocasionada por uma linhagem particular de coxsackievirus A, mas também pode ser decorrente de uma infecção pelo coxsackievirus B ou echovirus. Comumente, afeta crianças, especialmente durante o verão; todavia, também pode afetar adultos e adolescentes.

A transmissão, na maioria das vezes, ocorre pela via fecal-oral ou por gotículas respiratórias expelidas durante espirros e tosse de pessoas infectadas.

Algumas vezes esta patologia pode ser assintomática, mas normalmente manifesta-se subitamente com febre, disfagia, anorexia, vômito, diarréia, sialorréia e dor de garganta. No período de estado febril, que dura de 1 a 4 dias, surgem na faringe e cavidade oral (amígdalas, úvula e palato mole), diminutas vesículas de coloração branco-acinzentadas, com 3 a 5 milímetros de diâmetro, rodeada por um alo avermelhado. Quando o quadro é grave podem surgir lesões também nas solas das mãos e dos pés.

Após 2 a 3 dias, as vesículas ulceram. As manifestações clínicas costumam desaparecer dentro de alguns dias, havendo regressão espontânea das lesões.

O diagnóstico da herpangina é clínico, levando-se em consideração a localização e a distribuição na cavidade oral e faringe. Quando há necessidade, pode ser feito o isolamento do vírus por meio de exames laboratoriais ou verificação da existência de anticorpos contra o vírus em questão na corrente sanguínea do paciente.

Normalmente, o tratamento é somente de suporte, uma vez que se trata de uma doença auto-limitante e geralmente termina seu curso dentro de uma semana. Indica-se o uso de um fármaco antitérmico para baixar a febre, bem como outros fármacos, como ibuprofeno e paracetamol, além de agentes anestésicos tópicos para aliviar a dor local. Antibióticos são recomendados apenas em casos de infecções bacterianas secundárias. Também é recomendado evitar consumir alimentos condimentados, ácidos e quentes, bem como aumentar a ingestão de líquidos durante o período de tratamento.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Herpangina
http://www.tuasaude.com/herpangina/
http://www.remediocerto.com.br/Artigos.aspx?artID=51
http://www.odontodicas.com/artigos/herpangina.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!