Histiocitose X

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A histiocitose X compreende um grupo de distúrbios do sistema reticuloendotelial, que se caracteriza pela proliferação de macrófagos anormais (histiócitos), havendo ou não reação inflamatória de eosinófilos, neutrófilos e células mononucleares associadas, comprometendo tegumento, ossos, vísceras e determinados órgãos.

Sua etiologia não foi elucidada até o momento. Dentre as três síndromes que compõem este grupo estão: granuloma eosinofílico, síndrome de Hand-Schüller-Christian e a síndrome de Letterer-Siwe.

A severidade da moléstia varia desde uma forma benigna, em indivíduos que apresentam lesões ósseas isoladas ou multifocais, até deterioração gradativa e morte em lactentes com comprometimento de vísceras.

A síndrome de Letterer-Siwe inicia-se por volta dos 3 anos de idade e, quando não é realizado um tratamento adequado, costuma levar ao óbito. Os histiócitos afetam não somente os pulmões, mas também a pele, os linfonodos, os ossos, o fígado e o baço. Podem, por sua vez, resultar em um colapso pulmonar (pneumotórax).

No caso da síndrome de Hand-Schüller-Christian surge habitualmente durante a primeira infância; todavia, pode surgir também em indivíduos de meia idade. Neste caso são acometidos mais freqüentemente os ossos e os pulmões. Em raros casos, quando a hipófise é lesionada, pode resultar em protrusão dos globos oculares, e também, a diabetes insípida, condição que gera elevada quantidade de urina, podendo causar até desidratação.

O granuloma eosinofílico costuma aparecer entre os 20 a 40 anos de idade e afeta comumente os ossos, sendo que em aproximadamente 20% dos casos acomete também os pulmões. Neste último caso, o paciente apresenta tosse, dispnéia, febre e perda de peso; contudo, alguns indivíduos não apresentam sintomas. Freqüentemente ocorre colapso pulmonar.

Em pacientes que apresentam granuloma eosinofílico ou a síndrome de Hand-Schüller-Christian o quadro pode regredir espontaneamente. O tratamento para as três afecções consiste no uso de corticosteróides e medicamentos citotóxicos, embora nenhum tratamento seja comprovadamente eficaz. Nos casos de comprometimento ósseo, o tratamento é similar aos dos tumores ósseos. Normalmente a morte decorre da insuficiência respiratória e cardíaca.

Fontes:
http://www.scielo.br/pdf/rb/v35n2/9180.pdf
http://www.manualmerck.net/?id=66&cn=737

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!