Insônia

Por InfoEscola
Categorias: Doenças, Neurologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Por Thais Pacievitch

Insônia pode ser caracterizada como a falta de sono ou a percepção de que o sono é de baixa qualidade (difícil de manter).
Há 3 tipos de insônia:

A qualidade do sono é tão, ou mais importante que a quantidade, mesmo porque, a necessidade de sono varia de pessoa para pessoa. A baixa qualidade do sono é caracterizada quando a pessoa: acorda muito à noite (por qualquer ruído) ou o sono é inquieto e não restaura a energia.

Pessoas com insônia apresentam irritabilidade, cansaço e dificuldade de concentração.

Foto: Stokkete / Shutterstock.com

A insônia pode ter várias causas:

Algumas mudanças de hábito podem solucionar o problema nos casos de insônia de curto prazo ou na intermitente.

É necessário tratamento para curar a insônia crônica. Normalmente ela ocorre por vários fatores, que podem ser físicos e/ou psicológicos. A depressão é um exemplo de fator psicológico que pode desencadear a insônia crônica.

O diagnóstico da insônia crônica é feito através de relatos do próprio paciente e de parceiro(a) de cama.

Qualquer pessoa pode ter insônia, porém ela é mais comum nas mulheres (depois dos 40 anos), e nos idosos.

No tratamento da insônia crônica podem ser utilizados medicamentos, mas somente em último caso, pois todo medicamento tem efeitos colaterais. A investigação e identificação das causas da insônia possibilitam a mudança de comportamento prejudicial ao sono. Em alguns casos, podem ser utilizadas terapias como a terapia de relaxamento, de restrição de sono ou de recondicionamento.

Leia também: Como evitar a insônia.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!