Laringite

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças respiratórias
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A laringite é um processo inflamatório que acomete a laringe, pode ser agudo ou crônico, infeccioso ou não, localizado ou presente em um quadro sistêmico.

Entre as causas da laringite, estão as infecções virais (que é  a mais comum), infecções bacterianas (podendo ser aguda ou crônica), fungos, reações alérgicas, inflamação devido ao uso intenso das cordas vocais, tosse excessiva, fumo e consumo de álcool.

Laringite. Ilustração: Designua / Shutterstock.com

Os sintomas variam de acordo com a gravidade da infecção e sua causa. O sinal clínico mais óbvio é o prejuízo da voz, que vai desde a rouquidão até e perda da capacidade da fala. Além desses sintomas, o quadro clínico inclui garganta seca e dolorida, dificuldade de deglutição, tosse, sensação de inchaço na região da laringe, sintomas semelhantes à gripe e resfriado, aumento dos linfonodos no pescoço, peito e face, febre e dificuldade de respirar (especialmente em crianças).

O diagnóstico é feito com base nos sintomas, juntamente como o exame clínico realizado pelo médico. Caso seja necessário, poderão ser solicitados exames como laringoscopia ou exames radiográficos da região do pescoço.

O tratamento vai depender dos sintomas e da causa. Nos casos de laringite viral aguda, os sintomas somem sem que seja realizado o tratamento. Nos casos da infecção crônica, após uma semana de repouso é provável que o paciente melhore. Medicamentos para aliviar os sintomas antialérgicos podem ser recomendados. Em alguns casos crônicos, pode ser necessária a realização cirurgia. Outras medidas podem ser tomadas, como: evitar inalar fumaça, poeiras ou vapores irritantes; repousar ou diminuir suas atividades, dormir o máximo que puder; repousar a voz; beber muito líquido.

Para prevenir este tipo de infecção é importante permanecer saudável e repousar normalmente para minimizar condições que levam à laringite, além de evitar o fumo, a exposição à fumaça e o excesso de álcool. É importante sempre beber muito líquido não gelado e evitar abusar da voz.

Fontes:
http://www.copacabanarunners.net/laringite.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Laringite
http://www.manualmerck.net/?id=240&cn=1955

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!