Lista de questões acerca da Malária, transmissão, sintomas, etc. Ler artigo Malária.
Analise, nestes dois planisférios, a evolução da incidência da malária no mundo em cerca de meio século:
A partir da análise desses planisférios e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:
a persistência de um alto risco de transmissão da malária nas faixas de baixa latitude do Globo se deve não às características ambientais dessas regiões, mas às condições socioeconômicas das populações.
as porções continentais de mais elevada densidade demográfica na zona intertropical são as que apresentam os mais altos riscos de transmissão da malária, porque tornam mais caros os processos de erradicação da doença.
o mosquito transmissor sobrevive em ecossistemas tropicais, com temperaturas médias elevadas e alto índice de precipitação, e em ecossistemas temperados sujeitos a uma forte variação sazonal e à ocorrência de neve.
o percentual da população mundial exposto, na atualidade, ao risco de transmissão da malária é menor em relação à segunda metade do século anterior, embora abranja um número maior de indivíduos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
Em relação à malária, o parasita Plasmodium falciparum aloja-se nas glândulas salivares do mosquito Anopheles, penetra na corrente sanguínea humana e instala-se no ........, invadindo e causando ruptura dos ........ .
pâncreas – glóbulos brancos
fígado – glóbulos brancos
pâncreas – vasos sanguíneos
fígado – glóbulos vermelhos
coração – vasos sanguíneos