Paracoccidioidomicose Cutânea

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A paracoccidioidomicose cutânea é definida como uma micose sistêmica, grave, crônica e autóctone do continente americano, em especial da América Latina.

Tem como agente etiológico o fungo Paracoccidiodes brasiliensis, que apresenta dimorfismo térmico e que habita o solo na forma de micélia. Quando em temperaturas entre 35°C a 37°C, assume a forma leveduriforme, correspondendo à forma parasitária encontrada no hospedeiro. A reativação deste fungo pode ocorrer até anos após a infecção inicial.

Este tipo de infecção comumente é conquistada durante as duas primeiras décadas de vida, com pico de incidência entre 10 a 20 anos de idade. Contudo, as manifestações clínicas são mais evidentes em indivíduos entre 30 a 50 anos de idade, sendo os homens mais acometidos quando comparados às mulheres.

O agente entra no organismo pelo aparelho respiratório, sendo o pulmão o órgão mais afetado. A lesão pulmonar primária pode migrar, atingindo outros órgãos, em especial a pele e membranas mucosas, além de glândulas adrenais, rins, aparelho gastrointestinal, fígado, baço e sistema nervoso central.

Existem duas formas clínicas distintas da doença:

O diagnóstico é clínico e laboratorial. Neste último é possível identificar o agente causador da infecção, que pode ser evidenciado em fluídos biológicos ou tecidos. Exames de imagem, como radiografias torácicas, também podem ser feitos para auxiliar no diagnóstico.

O tratamento é feito com fármacos, incluindo a sulfametoxazol associada ao trimetropim, cetoconazol, fluconazol e anfotericina B.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paracoccidioidomicose_cut%C3%A2nea
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0365-05962007000500003&script=sci_arttext
http://www.elsevier.pt/pt/revistas/revista-portuguesa-pneumologia-320/paracoccidioidomicose-pulmonar-relato-caso-clinico-com-aspetos-90141146-casos-clinicos-2012
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1662

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!