Pediculose do Púbis

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A pediculose do púbis, também chamada de ftiríase, é a infestação da região pubiana, causada por um inseto pertencente ao grupo dos piolhos, o Phthirus púbis, conhecido como piolho-caranguejo ou chato. Esse inseto se aloja na região de implantação dos pêlos pubianos, na região do baixo ventre, coxa, nádegas e pêlos nasais. Em certas ocasiões, esse inseto pode ser encontrado, também, nas axilas, pálpebras e supercílios (auto-inoculação).

Os machos desses insetos medem aproximadamente 1 mm e as fêmeas, que são maiores, 1,5 mm, enquanto que suas lêndeas (ovos), medem cerca de 2 mm.

Essa infecção atinge ambos os sexos e é considerada por muitos, a mais contagiosa das infecções sexualmente transmissíveis. É transmitida também através de vestimentas, toalhas, vasos sanitários, etc.

Geralmente, a única manifestação clínica causada por esses insetos é o intenso prurido (coceira), gerado pela saliva do inseto, que é  liberada quando este suga o sangue do hospedeiro. A picada do P. púbis também pode causar pequenas lesões.

O diagnóstico é clínico. Com o uso de uma lupa, pode-se confirmar a presença desse ácaro ou de suas lêndias.

O tratamento é feito com a aplicação de loções a base de benzoato de benzila, no local infestado pelo ácaro. Esse medicamento deve ser utilizado durante 3 noites seguidas e repetido após 8 a 10 dias de realizada a primeira aplicação. Existem medicamentos de dose única que podem ser utilizados, mas nesses casos, os ovos ficam aderidos aos fios, necessitando que sejam retirados manualmente, tornando o tratamento mais difícil. Assim como em outras doenças sexualmente transmissíveis, o tratamento deve ser realizado pelo parceiro também.

A higiene corporal é importante na prevenção desse ácaro. Todavia, a forma mais eficaz de prevenção é a abstinência sexual.

Fontes:
http://www.ento.okstate.edu/ddd/insects/pubiclice.htm
http://www.dst.com.br/pag07.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Piolho_do_p%C3%BAbis
http://infeccoessexualmentetransmissiveis.blogspot.com/2008/04/pediculose-do-pbis.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!