Peste negra

Por Luiz de Oliveira Alves

Graduado em Ciências Biológicas (UNIFESO, 2014)

Categorias: Doenças bacterianas
Faça os exercícios!
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A peste negra é uma doença pulmonar causada pela bactéria Yersinia pestis; recebeu este nome por ter como um dos sintomas o aparecimento de manchas negras sobre o corpo. A princípio os sintomas aparecem em torno de 3 a 7 dias, apresentando tipicamente febre, cefaleia, fadiga, enjoos, vômitos e convulsões. Após isto, a doença pode se distinguir em 3 tipos, variando de acordo com o órgão em que ela se encontra alocado:

A bactéria Yersinia pestis é encontrada primeiramente em roedores, e são transmitidas a outros mamíferos, inclusive os humanos, através de secreções como a saliva, ou por meio de picadas de pulgas.

O diagnóstico da doença provém da investigação destas secreções, no qual é depositado em um meio de cultura para verificação e identificação em microscópio e análises bioquímicas.

É recomendado como medidas de prevenção a eliminação de criadouros de vetores como ratos e pulgas e o uso de repelentes de insetos. Ao contrair a doença o indivíduo deve ser isolado, sendo tratado por antibióticos e outros medicamentos que diminuam os sintomas. Sem o devido tratamento e diagnóstico a peste se torna fatal.

Em 1347 a peste negra chega a Europa trazida por navios mercantes chineses, onde se disseminou rapidamente, em decorrência do aumento das atividades agrícolas e falta de saneamento e higiene básicas. Durante a Idade Média, acreditava-se que somente os pecadores ou devedores da Igreja seriam infectados pela doença, a peste dizimou um terço da população europeia. Com o surgimento dos problemas econômicos em decorrência das epidemias, várias questões sobre o ambiente e higiene de trabalho foram revistas, tornando as condições de trabalho mais favoráveis. As epidemias foram se perpetuando até 1889 e o seu único tratamento era a utilização do vinagre como repelente de insetos, pelo seu odor forte. Até a descoberta dos antibióticos, que tornaram a peste negra um problema menor de saúde.

Referências:
https://web.archive.org/web/20160823165812/http://www.instituto-camoes.pt:80/glossario/Textos/Medicina/HTM/peste.html
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_vigilancia_controle_peste.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!