Pleurisia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças respiratórias, Inflamações
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A pleurisia é uma inflamação das pleuras pulmonares.

O desenvolvimento da pleurisia se dá quando um agente (normalmente um vírus ou uma bactéria) irrita a pleura, resultando em uma inflamação. Existem dois tipos:

Existem diversas causas de pleurisia, dentre as quais estão:

A manifestação clínica mais comumente encontra é a dor torácica ao respirar. Muitas vezes é descrita como “dor pontada”, situação em que o paciente passa a ter uma respiração superficial. Caso este encurtamento da respiração dure muitos dias, algumas regiões dos pulmões podem colapsar. Isto recebe o nome de atelectasia. Às vezes, a dor é referida no ombro, do mesmo lado onde há o derrame pleural. Além da dor, pode haver febre, tosse ou falta de ar.

Por meio da auscultação pulmonar, pode-se suspeitar de pleurisia. Todavia, a confirmação é feita por meio de exames de imagem, como radiografia torácica, por tomografia computadorizada, ou por ultra-sonografia do tórax e o diagnóstico obtido por biópsia pleural, realizada com agulha onde se retira uma porção do líquido e um fragmento de pleura que são encaminhados para exames bioquímicos, citológicos e anatomopatológicos.

O tratamento irá depender da etiologia da pleurisia. Quando a causa for uma infecção bacteriana, são prescritos antibióticos. Já  nos casos de infecção viral, não há necessidade de um tratamento para combater a infecção. Quando a causa é uma doença auto-imune, o tratamento normalmente leva à resolução da pleurisia. Analgésicos normalmente ajudam a amenizar a dor torácica, independente da causa da inflamação.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pleurisia
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?327
http://www.manualmerck.net/?id=70&cn=756
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001371.htm
http://www.fisionet.com.br/patologias/interna.asp?cod=250

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!