A pleurisia é uma inflamação das pleuras pulmonares.
O desenvolvimento da pleurisia se dá quando um agente (normalmente um vírus ou uma bactéria) irrita a pleura, resultando em uma inflamação. Existem dois tipos:
- Pleurisia seca: quando há uma quantidade elevada de líquido na cavidade pleural.
- Pleurisia líquida: quando a inflamação é acompanhada de saída de líquido de dentro da cavidade pleural (derrame pleural).
Existem diversas causas de pleurisia, dentre as quais estão:
- Pneumonia;
- Tuberculose;
- Tumores pulmonares;
- Embolia pulmonar;
- Infecções de outras origens (infecções virais ou fúngicas);
- Doenças do tecido conjuntivo;
- Metástases pleurais;
- Traumatismos torácicos.
A manifestação clínica mais comumente encontra é a dor torácica ao respirar. Muitas vezes é descrita como “dor pontada”, situação em que o paciente passa a ter uma respiração superficial. Caso este encurtamento da respiração dure muitos dias, algumas regiões dos pulmões podem colapsar. Isto recebe o nome de atelectasia. Às vezes, a dor é referida no ombro, do mesmo lado onde há o derrame pleural. Além da dor, pode haver febre, tosse ou falta de ar.
Por meio da auscultação pulmonar, pode-se suspeitar de pleurisia. Todavia, a confirmação é feita por meio de exames de imagem, como radiografia torácica, por tomografia computadorizada, ou por ultra-sonografia do tórax e o diagnóstico obtido por biópsia pleural, realizada com agulha onde se retira uma porção do líquido e um fragmento de pleura que são encaminhados para exames bioquímicos, citológicos e anatomopatológicos.
O tratamento irá depender da etiologia da pleurisia. Quando a causa for uma infecção bacteriana, são prescritos antibióticos. Já nos casos de infecção viral, não há necessidade de um tratamento para combater a infecção. Quando a causa é uma doença auto-imune, o tratamento normalmente leva à resolução da pleurisia. Analgésicos normalmente ajudam a amenizar a dor torácica, independente da causa da inflamação.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pleurisia
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?327
http://www.manualmerck.net/?id=70&cn=756
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001371.htm
http://www.fisionet.com.br/patologias/interna.asp?cod=250