Prosopagnosia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças, Neurologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A prosopagnosia, também conhecida como cegueira para feições, é um distúrbio neurológico que se caracteriza pela incapacidade de reconhecer rostos, embora a capacidade de reconhecer objetos possa encontrar-se inalterada.

Estudos apontam que 1 em cada 50 pessoas apresentam esta desordem em algum grau e acredita-se que seja hereditária. Até pouco tempo, a prosopagnosia está ligada apenas a alguma lesão cerebral ou afecções neurológicas que atingem regiões específicas do encéfalo.

Ao longo do século XIX foram relatados estudos sobre a incapacidade de reconhecer rostos, incluindo estudos de caso feitos por Hughlings Jackson e Chracot. No entanto, o termo prosopagnosia foi cunhado somente no ano de 1947, pelo neurologista alemão Joachim Bodamer, que descreveu três casos desta desordem.

O tratamento deve visar ajudar o indivíduo a desenvolver estratégias compensatórias, como, por exemplo, identificar as pessoas característica por característica, estratégia que inclui pontos secundários, como roupas, cor do cabelo, a forma do corpo, a voz, dentre outros.

Esta condição pode ser socialmente incapacitante, pois muitas vezes os portadores da prosopagnosia são incapazes de reconhecer amigos, parentes e colegas de trabalho.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Prosopagnosia
http://www.ninds.nih.gov/disorders/prosopagnosia/Prosopagnosia.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Prosopagnosia

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!