Protusão Discal

Por Douglas Jivago
Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O disco intervertebral é uma estrutura presente entre as vértebras (como o próprio nome sugere), que tem como finalidade amenizar os impactos dos movimentos na coluna. Os discos são envolvidos por anéis fibrosos e possuem um núcleo. Existem doenças nessas estruturas que podem ser confundidas por possuírem sintomas semelhantes.

Definição de protusão discal

É uma distensão do anel fibroso que envolve os discos intervertebrais. Tal distensão ocorre sem rompimento do anel fibroso que envolve o disco. O núcleo discal “empurra” o anel causando seu desgaste e dilatação, o que faz com que os ligamento e outras estruturas localizadas ao redor do disco com protusão sejam atingidos e causem dor na região. Esta característica é a principal diferença entre protusão e hérnia discal.

Sintomas

Geralmente, o paciente com protusão discal queixa-se de dor na região afetada que aumenta com algumas ações como espirrar, tossir. Pode haver ainda quixas como dormência, formigamentos, irradiação de dores e formigamentos para os membros ou extremidades superiores ou inferiores. Perda de força nos membros também pode estar presente quando a protusão atinge as raízes nervosas.

Causas

Alguns fatores são causas comuns a outros males da coluna, como, por exemplo, má postura, levantamento de peso. Profissões como motorista, pedreiro, etc. Cargas de compressão repetitivas sobre a coluna podem causar lesões como a protusão. Existem ainda fatores como disposição genética que facilitam a ocorrência desse mal.

Simplificando e comprimindo causas da protusão discal:

Diagnóstico

Anamnese, associada a exames como Raios X, tomografia computadorizada, Ressonância nuclear magnética. Os exames de imagem são capazes de diagnosticar a doença e definir a proporção do acometimento, bem como, localização.

Tratamento

O tratamento médico é geralmente a base de analgésicos, anti-inflamatórios, quando o paciente encontra-se na fase aguda da doença.

Já a parte fisioterapêutica do tratamento, geralmente, é indicada na fase crônica, quando, ocorre um “silenciar” dos sintomas. Neste estágio de terapêutica, podemos citar alguns tipos de estratégia tomados.

Fonte:
http://www.fisioterapiagoiania.com.br/tratamentos/item/72
http://www.herniadedisco.com.br/doencas-da-coluna/protusao-discal
http://fisioterapianota10.blogspot.com.br/2010/08/protusao-discal.html
Ilustração: http://larryfrolich.com/anatomyphysiologyone/NervousSystemOverall/NervousSystemOverallHome2.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!