Psoríase

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Dermatologia, Doenças
Faça os exercícios!
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A psoríase (palavra oriunda do grego, significa erupção sarnenta) é doença inflamatória da pele, crônica, não contagiosa, hereditária, de causa ainda desconhecida, que afeta aproximadamente 1-3% da população, tanto homens quanto mulheres, sendo mais comuns em indivíduos de pele branca.

A doença pode se manifestar logo após o nascimento, ou tardiamente, em qualquer época da vida, sendo que o seu desencadeamento geralmente é motivado por influências do meio, alguns medicamentos ou estresse. Caracteriza-se pelo surgimento de lesões róseas ou avermelhadas, recobertas de escamas secas e esbranquiçadas que aparecem, normalmente, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos, podendo se espalhar por toda a pele, não sendo observado comprometimento de outros órgãos ou sistemas. Existem casos que podem estar associados à artrite.

Por ser uma doença que afeta um órgão muito exposto (muito visível), causa problemas psicológicos que não podem ser negligenciados. Muitas vezes, a artrite psoriática é confundida com a gota, pois existem muitos sintomas semelhantes, como inflamação de articulações que ficam extremamente doloridas.

Os quadros de psoríase recebem sua denominação de acordo com a sua localização e aspecto:

O diagnóstico normalmente é fácil, feito com base no histórico clínico do paciente e achados de lesões típicas com os resultados das raspagens das lesões. Nos casos mais graves, pode ser feita uma biópsia de pele.

O tratamento é individualizado, de acordo com as características de cada paciente. Casos leves a moderados podem ser controlados com medicamentos de uso local na pele. Já nos casos mais severos, requerem medicações de uso oral em esquema rotativo, objetivando o mínimo de efeitos colaterais e uma tolerância maior do paciente com o esquema elaborado pelo médico. Exposição moderada ao sol e hidratação local da pele são importantes.

Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?353
http://pt.wikipedia.org/wiki/Psoríase
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/psoriase.shtml
http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/319/psoriase
https://web.archive.org/web/20210424235004/http://www.psoriase.org.br/o_que_e.html
http://www.copacabanarunners.net/psoriase.html
https://web.archive.org/web/20120411003634/http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=125&sec=22

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!