Rabdomiólise

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças, Sistema Muscular
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O termo rabdomiólise refere-se à lise ou quebra rápida de musculatura esquelética, em decorrência de lesão no tecido muscular.

A lesão muscular pode ser causada por diferentes fatores, como físicos, químicos ou biológicos. A destruição do músculo resulta na liberação de componentes intracelulares para a circulação sanguínea.

A maior parte dos casos desta condição está ligada ao consumo de bebidas alcoólicas, compressão muscular, imobilização prolongada e depressão do estado de consciência.

As lesões nas células musculares ocasionam uma alteração na homeostasia do cálcio, bem como depleção de Adenosina Trifosfato (ATP). O acúmulo de cálcio é uma das principais causas de lesão muscular.

Há milhares de anos esta desordem já havia sido reconhecida. Existe referência bíblica a respeito da mesma, quando os Hebreus sofreram com a praga, durante o êxodo do Egito, após consumirem codornizes, que eram alimentadas com plantas de cicuta, situação ainda hoje existente na bacia do Mediterrâneo.

Além disso, existem relatados desta condição durante a Primeira Guerra Mundial, em soldados que sofreram esmagamento e, por conseguinte, apresentaram insuficiência renal. Contudo, foi somente em 1941 que Bywaters e Beall fizeram a primeira descrição moderna de rabdomiólise, em vítimas de esmagamento durante o bombardeio em Londres, durante a Segunda Guerra Mundial e que, semanas depois, faleceram com insuficiência renal.

As manifestações clínicas incluem:

O diagnóstico definitivo é alcançado por meio de exames laboratoriais, utilizando sangue, que aponta níveis aumentados de enzimas existentes nos músculos, e também exame de urina, que aponta elevados níveis de mioglobina.

O tratamento visa tratar as causas específicas de lesão muscular, bem como prevenir e tratar as complicações desta condição. Para evitar lesão renal, é necessária uma diurese forçada, por meio da infusão de maior quantidade de líquidos. Isso também auxilia a acelerar a excreção da mioglobina, bem como diluir a mioglobina presente na urina.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rabdomi%C3%B3lise
http://actamedicaportuguesa.com/pdf/2005-18/4/271-282.pdfhttp://www.spmi.pt/revista/vol09/v09_n2_rabdomiolise.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!