Por Thais Pacievitch
O termo “reumatismo” não é mais comumente encontrado na literatura médica atual, pois esse termo pode fazer referência a mais de 200 doenças diferentes, que atingem as articulações, músculos e esqueleto, compreende artrites, neurites, mialgias e processos similares.
Portanto, poderíamos dizer que reumatismo é o grupo de doenças que afetam principalmente as articulações, mas podem comprometer outros órgãos. Esse grupo de doenças tem em comum a dor e a dificuldade e restrição nos movimentos. Por exemplo, toda vez que uma artrite é não-traumática, diz-se tratar-se de um reumatismo.
A doença mais comum, chamada de reumatismo é a artrose, que tem como principal característica o comprometimento da cartilagem articular.
Outras doenças chamadas de reumatismo são:
- Dor nos ombros.
- Dor no pescoço.
- Dor nas costas.
- Artrite reumatóide.
- Febre reumática.
- Artrite psoriática.
- Bursite.
- Fibromialgia.
- Espondilite anquilosante.
- Lupus eritematoso sistêmico.
- Polimialgia reumática.
As dores causadas por essas doenças são crônicas, e são doenças de difícil tratamento. Atingem crianças, adultos e idosos.
A febre reumática é uma das causas das artrites nas crianças, mas existem outras doenças que também as atinge.
Importante salientar que para cada uma dessas doenças, que na linguagem coloquial podem ser chamadas de “reumatismo”, existem diferentes intervenções e tratamentos. Somente um médico pode fazer um diagnóstico preciso.
Os médicos reumatologistas, são os especialistas que tratam das doenças originadas dos tecidos conjuntivos.
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/doencas/reumatismo/