Rinite é uma inflamação que ocorre na membrana nasal, e que pode ser crônica ou aguda.
Os sintomas das rinites são congestão nasal, espirros constantes, coriza, prurido e ardor nos olhos, nariz e boca e, eventualmente, dor de cabeça e febre.
São vários os tipos de rinite:
Rinite irritativa – a principal causa da rinite irritativa é a poluição. Por isso é mais comum em grandes cidades, ou em pessoas que trabalham com materiais industriais sem a proteção de máscaras.
Rinite medicamentosa – é causada pelo uso indiscriminado, ou seja, sem receita médica, de medicamentos para a desobstrução nasal. Muitos desses remédios causam a rinite, ao invés de curá-la.
Rinite vasomotora – as crises de rinite vasomotora podem acontecer quando a pessoa fica nervosa, estressada ou cansada. A poluição favorece ao aparecimento dos sintomas, mas não é um fator condicionante.
Rinite alérgica - é a mais freqüente das rinites. As crises de rinite alérgica podem ter várias causas. A própria poluição, pólen, poeira, tintas, mofo, fumaça de cigarros, inseticidas, combustíveis, perfumes, enfim, qualquer substância a qual a pessoa seja alérgica.
Além desses tipos, existem ainda as rinites menos comuns, como: da gestante, do idoso, do esportista e a rinite gustativa.
O médico pode utilizar os seguintes tipos de medicação no tratamento dos vários tipos de rinite, como: antialérgicos, descongestionantes, antitérmicos, antiinflamatórios, analgésicos e antibióticos.
As rinites medicamentosa, irritativa e a da gestante têm cura. Já as rinites vasomotora, dos idosos e alérgicas têm tratamento, porém não têm cura.
A prevenção pode fazer grande diferença, sobretudo para os casos de rinite alérgica. Algumas medidas podem diminuir a incidência de crises, como a retirada de carpetes e de cortinas grossas dos ambientes domésticos. Evitar a poeira, roupas e cobertores de lã, e qualquer agente ao qual a pessoa apresente alergia é essencial.
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/doencas/rinite/