Sarcoidose

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Sarcoidose, também conhecida como Doença de Besnier-Boeck, é uma doença granulomatosa multisistêmica de etiologia desconhecida, caracterizada pela presença de granulomas não caseosos nos órgãos envolvidos. É uma doença rara e parece ter uma predisposição familiar, afetando principalmente adultos jovens, preferencialmente do sexo feminino.

Embora muitos órgãos possam ser acometidos, ela afeta em especial, pulmões, linfonodos, baço, fígado e pele. Os sintomas apresentados estão relacionados com os órgãos afetados.

Quando afeta o pulmão (90% dos casos), os pacientes apresentam tosse seca, chiado ou falta de ar, dor torácica e cansaço são os mais comuns.

Quando se trata da forma cutânea de doença (30-50% dos casos), a manifestação pode-se ocorrer de diversas formas: na forma aguda pode ocorrer a formação de nódulos inflamatórios acompanhados por febre e dor articular e é mais frequente em mulheres jovens; outra forma clínica é a formação de lesões cutâneas dando origem a placas elevadas e avermelhadas, sendo que sua localização mais frequente é a face. Uma das manifestações que mais ocorrem é chamada de Lupus pérnio, apresentando-se como infiltração localizada nas regiões centrais da face de coloração avermelhada.

Para que essa doença seja diagnosticada, nem sempre o histórico clínico ajuda, devido à inespecificidade dos sintomas. Deste modo, exames laboratoriais não confirmam o diagnóstico, mas podem mostrar alterações que demonstrem o grau de envolvimento da doença. Um exame de extrema importância é a radiografia torácica. Outros exames também podem ser solicitados. O diagnóstico definitivo é feito através da biópsia de um órgão acometido ou tecido.

Como é muito comum a existência de pacientes assintomáticos, a cura pode ocorrer sem a realização de qualquer tratamento. Por outro lado, a presença de algum sinal da doença autoriza o início do tratamento. Os medicamentos mais utilizados são os derivados da cortisona, sendo que o tempo de tratamento varia de acordo com cada caso, mas geralmente é bem longo, podendo ultrapassar um ano.

Fontes:
http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/000076.htm
https://web.archive.org/web/20150508044402/http://www.brasilmedicina.com.br:80/especial/pne_oqe_sarcoidose.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sarcoidose
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/sarcoidose.shtml
https://web.archive.org/web/20190501031015/http://www.medicinageriatrica.com.br:80/2008/07/04/estudo-de-caso-sarcoidose

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!