A sarna notoédrica, também conhecida como “escabiose do gato”, é uma zoonose causada por um ácaro denominado Notoedres cati. Comumente afeta os gatos, mas também pode afetar cães e seres humanos.
A contaminação se dá através do contato direto com outro animal infectado ou com objetos contaminados, como por exemplo, máquina de tosa, escova, toalha, gaiola, entre outros.
O ácaro “cava” túneis nas regiões mais profundas da pele gerando intensa coceira, sendo este o sintoma mais evidente da sarna. Além disso, há também a perda de pêlo, anorexia devido à irritação causada pelo parasita, descamações e aparecimento de crostas especialmente na cabeça, orelhas e patas, podendo espalhar-se por todo o corpo do animal.
Quando há a contaminação dos humanos, os sinais clínicos apresentados são pontos avermelhados nos braços e tórax (áreas que normalmente entram em contato com os animais) e intensa coceira.
O diagnóstico é feito através do histórico e quadro clínico do animal, juntamente com raspado de pele, principalmente em áreas de descamação. O material coletado do raspado é colocado sobre uma lâmina e, em seguida, é observado ao microscópio, sendo revelado o ácaro ou seus ovos.
O tratamento pode ser feito realizando-se banhos com produtos acaricidas ou loções de uso tópico. Medicações injetáveis também podem ser usadas, no entanto, as aplicações devem ser realizadas por um médico veterinário. Recomenda-se isolar o animal afetado dos animais saudáveis até que esteja totalmente curado.
Fontes:
https://web.archive.org/web/20091116190619/http://www.clinpet.com.br:80/sarnas.htm
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/download/170/84
http://www.webanimal.com.br/gato/index2.asp?menu=sarnagato.htm
http://aquisoentramgatos.blogspot.com/2009/06/sarna-notoedrica-escabiose-felina.html
http://www.insecta.ufv.br/Entomologia/ent/disciplina/ban%20160/Importancia%20medica/INSETOS%20E%20%E7CAROS%20DE%20IMPO~de.htm
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/doencas/sarna-notoedrica/