Sarna Notoédrica

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças animais, Medicina Veterinária
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A sarna notoédrica, também conhecida como “escabiose do gato”, é uma zoonose causada por um ácaro denominado Notoedres cati. Comumente afeta os gatos, mas também pode afetar cães e seres humanos.

Notoedres cati

A contaminação se dá através do contato direto com outro animal infectado ou com objetos contaminados, como por exemplo, máquina de tosa, escova, toalha, gaiola, entre outros.

O ácaro “cava” túneis nas regiões mais profundas da pele gerando intensa coceira, sendo este o sintoma mais evidente da sarna. Além disso, há também a perda de pêlo, anorexia devido à irritação causada pelo parasita, descamações e aparecimento de crostas especialmente na cabeça, orelhas e patas, podendo espalhar-se por todo o corpo do animal.

Quando há a contaminação dos humanos, os sinais clínicos apresentados são pontos avermelhados nos braços e tórax (áreas que normalmente entram em contato com os animais) e intensa coceira.

O diagnóstico é feito através do histórico e quadro clínico do animal, juntamente com raspado de pele, principalmente em áreas de descamação. O material coletado do raspado é colocado sobre uma lâmina e, em seguida, é observado ao microscópio, sendo revelado o ácaro ou seus ovos.

O tratamento pode ser feito realizando-se banhos com produtos acaricidas ou loções de uso tópico. Medicações injetáveis também podem ser usadas, no entanto, as aplicações devem ser realizadas por um médico veterinário. Recomenda-se isolar o animal afetado dos animais saudáveis até que esteja totalmente curado.

Fontes:
https://web.archive.org/web/20091116190619/http://www.clinpet.com.br:80/sarnas.htm
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/download/170/84
http://www.webanimal.com.br/gato/index2.asp?menu=sarnagato.htm
http://aquisoentramgatos.blogspot.com/2009/06/sarna-notoedrica-escabiose-felina.html
http://www.insecta.ufv.br/Entomologia/ent/disciplina/ban%20160/Importancia%20medica/INSETOS%20E%20%E7CAROS%20DE%20IMPO~de.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!