Siderose

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças respiratórias
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O termo siderose é utilizado para caracterizar a deposição de ferro nos tecidos vivos. Habitualmente, diz respeito à patologia que acomete os pulmões, resultante da inalação de partículas de ferro.

Foi descrita primeiramente por Doig e McLaughlin, no ano de 1936, em um soldador de arco elétrico. Esta patologia comumente acomete trabalhadores expostos a atividades extrativas de minério de ferro, produção de pigmentos naturais que contem óxidos de ferro em pisos e tintas, metalúrgicas, entre outras atividades similares.

Em certas atividades, existe a risco da inalação de outro agente lesivo além do ferro que, quando inalados em associação, resulta em uma lesão pulmonar mista, como é o caso da mineração de ferro, responsável por liberar óxido de ferro e sílica, causando a denominada siderossilicose.

Esta patologia normalmente não causa sintomas, sendo conhecida como “pneumoconiose benigna”, ou seja, é uma doença pulmonar causada pela inalação de partículas de poeira que não resulta em muitos problemas para os seus portadores.

Embora não se trata de uma patologia incomum, é pouco descrita na literatura brasileira.

O diagnóstico é alcançado por meio de uma detalhada investigação do histórico do paciente, juntamente com a presença de um infiltrado micronodular difuso bilateral em associação com pneumonia lobar.

A siderose pode ser evitada, mas habitualmente não é tratada. Como grande parte dos portadores de siderose não apresentando sintomas, o indivíduo continua exposto à inalação de poeira de óxido de ferro e nenhuma medida é tomada. Todavia, quando houver a presença de outras afecções pulmonares , como é o caso da silicose, pode ser necessária a realização de tratamento. Nos casos em que o indivíduo é acometido por ambas as afecções concomitantemente, o paciente necessita fazer lavagem pulmonar, utilizando juntamente corticosteróides ou outros medicamentos que auxiliam o paciente a respirar melhor.

Fontes:
https://web.archive.org/web/20160303235827/http://www.jornaldepneumologia.com.br/PDF/1998_24_1_9_portugues.pdf
http://en.wikipedia.org/wiki/Siderosis
http://www.sharecare.com/topic/siderosis-iron-dust-inhalation

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!