Síndrome da Boca Ardente

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome da boca ardente, também chamada de síndrome da ardência bucal, caracteriza-se pela sensação de queimação na mucosa oral e/ou língua.

Após muitos estudos, foi possível concluir que a maioria dos casos de queimação na cavidade oral ocorre em mulheres que estão na pós-menopausa. Contudo, existem outros fatores desencadeadores dessa síndrome, como:

Em mais de metade dos pacientes, a dor surge espontaneamente, sem que haja um fator precipitante. Cerca de um terço dos indivíduos acometidos relatam o início de um tratamento dentário, doença ou uso de certo fármaco, em associação com o surgimento da ardência.

A ardência comumente afeta mais uma região da cavidade oral, sendo mais frequente no terço anterior da língua, no terço anterior do palato duro e na mucosa do lábio inferior.

Muitos pacientes relatam que a interferência da ardência durante a noite atrapalha a qualidade do sono. Outras manifestações incluem:

A forma de apresentação da dor varia. Pode surgir logo ao acordar, intensificando-se ao longo do dia, persistindo até durante a noite. Também pode ir e vir, podendo, os pacientes, passar o dia todo sem a ardência.

O diagnóstico é feito por meio de exame físico detalhado, junto com o histórico clínico do paciente. Alguns exames também podem ser feitos, como:

O tratamento deve ser feito de acordo com cada caso e inclui:

Fontes:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-72992006000300021&script=sci_arttext
http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=4821
http://www.mayoclinic.com/health/burning-mouth-syndrome/DS00462

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!