Síndrome da fadiga crônica

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome da fadiga crônica consiste em uma condição clínica, na qual o paciente apresenta uma fadiga persistente não relacionada a exercícios físicos, que não cessa com repouso e que vem acompanhada por uma série de sintomas específicos por, no mínimo, seis meses.

A fadiga é uma manifestação clínica observada em uma ampla gama de doenças. No entanto, a fadiga crônica consiste em uma patologia multissistêmica e é relativamente rara. Esta condição é mais frequentemente diagnosticada em indivíduos do sexo feminino do que do sexo masculino.

Atualmente, esta desordem é classificada pela Organização Mundial da Saúde como sendo uma doença do sistema nervoso. Todavia, sua etiologia ainda não foi elucidada. Sabe-se que alguns fatores predispõem ao surgimento desta condição, como exposição a agentes tóxicos, sobrecarga emocional, envenenamento crônico por agrotóxicos e sensibilidade química múltipla.

As manifestações clínicas deste distúrbio envolvem:

Não existem exames específicos para evidenciar a presença da fadiga crônica. No entanto, a International Chronic Fatique Syndrome Study Group aponta uma forma de estabelecer a presença da condição: pessoas com fadiga persistente, sem causa aparente, que apresenta no mínimo quatro das manifestações clínicas anteriormente descritas são consideradas portadoras da síndrome.

É difícil prever qual será a evolução desta condição. A sintomatologia pode sumir dentro de alguns meses; contudo, pode persistir por anos ou até por toda a vida.

Uma vez que a real etiologia da síndrome não é conhecida, não existem tratamentos específicos e satisfatórios para a mesma. Os sintomas podem ser tratados com fármacos, como anti-inflamatórios para as dores articulares e musculares, além de antidepressivos que podem auxiliar na melhora da qualidade do sono. A realização de fisioterapia e condicionamento físico é essencial para a manutenção das atividades cotidianas.

Fontes:
http://www.mdsaude.com/2010/10/sindrome-da-fadiga-cronica.html
http://www.medonline.com.br/med_ed/med5/fadiga.htm
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/sindrome-da-fadiga-cronica/
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_da_fadiga_cr%C3%B4nica

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!