Síndrome de Bassen-Kornzweig

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças genéticas, Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Bassen-Kornzweig, também conhecida como abetalipoproteinemia, acantocitose ou eritroblastopenia, consiste em uma moléstia genética do metabolismo de lipídios, de caráter autossômico recessivo, no qual o seu portador é incapaz de absorver gorduras provenientes da dieta através da mucosa intestinal.

Esta desordem é causada por uma mutação no gene responsável pela síntese de lipoproteínas, dificultando, consequentemente, a quebra de lipídios e vitaminas.

Embora afete indivíduos de ambos os sexos, é mais frequente no sexo masculino (70%).

As manifestações clínicas incluem:

O diagnóstico pode ser feito por meio do quadro clínico apresentado pelo paciente, em associação com exames laboratoriais, como:

O tratamento é feito por meio de suplementação vitamínica, especialmente vitamina A, D, E e K, além de ácido linoleico. Também é recomendado realizar mudanças na dieta, como limitar a ingestão de triglicerídeos de cadeia longa, visando evitar problemas gástricos.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Bassen-Kornzweig
http://olharcurioso.com/sindrome-de-bassen-kornzweig/
http://www.umm.edu/esp_ency/article/001666.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!